Durante debate sobre seguro popularo deputado federal Armando Vergilio dos Santos Júnior explicou os benefícios esperados com o projeto de lei que regulamenta a atuação de empresas de desmanche de veículos. Aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados’ o projeto será analisado pelo Senado antes de seguir para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.
Segundo Vergilio’ a indústria ilegal de desmanche vem vitimando brasileiros e colaborando com altos índices de criminalidade. Peças que não poderiam ser reutilizadas’ como as de segurança’ são indiscriminadamente recolocadas no mercado’ o que aumenta os riscos de acidentes. Para o parlamentar’ o impacto econômico gerado pelo projeto de lei será sentido na maior geração de empregos’ no aumento da segurança viária e no cuidado com o meio ambiente – hoje’ alguns subprodutos à base de óleo são descartados sem preocupação com questões ambientais.
Além disso’ a possibilidade de recorrer a peças usadas com garantia técnica e de precedência vai refletir sobre o preço do seguro. Segundo Luiz Alberto Pomarole’ diretor da Porto Seguro’ a queda será observada não apenas no valor do seguro popular’ cujas peças de reposição serão mais baratas’ mas também no valor do seguro tradicional’ já que a iniciativa deverá inibir a ação de quadrilhas de desmanche e reduzir o número de roubos de veículos.
Fonte: Funenseg