Na capital federal desde o dia 20 de agosto’ a exposição “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação” já atraiu a visita de mais de 10 mil pessoas. Em São Paulo’ a mostra atraiu 68.300 visitantes ao Instituto Tomie Ohtake. No Rio’ registrou a presença de 70.000 pessoas. Projeto inédito que perpassa 170 anos de história do país (1883-2003) a partir do registro fotográfico’ a mostra reconstrói a imagem do Brasil entre os anos de 1833 a 2003 a partir de mais de 300 fotografias de acervos públicos e coleções privadas’ oferecendo ao visitante uma das tantas visões possíveis da trajetória da nação brasileira.
Tomando como ponto de partida o momento próprio de invenção da técnica fotográfica’ a exposição revisita o olhar “científico” que guiava as expedições estrangeiras para o país’ o gosto de D. Pedro II pelo novo suporte e os registros de revoltas populares’ como a de Canudos’ até chegar à grande multiplicação de temas’ ângulos’ acontecimentos e reviravoltas que compuseram o longo século 20.
Cada fotografia acompanha um pequeno texto’ na verdade’ sua micro-história’ com informações que vão muito além da tradicional legenda (título’ data’ autor). Esse diferencial é consequência da ampla pesquisa realizada para a mostra’ tanto referencial quanto iconográfica (essa última assinada por Vladimir Sacchetta).
Realizada pela FUNDACIÓN MAPFRE’ Centro Cultural Banco do Brasil e Instituto Tomie Ohtake’ a exposição tem patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE’ que vem demonstrando destacada atuação no apoio à expressão artística.
“As pessoas estão ávidas por cultura e cabe também às empresas’ e não somente ao Estado’ oferecer este tipo de atividade. Para o GRUPO BB E MAPFRE’ o movimento amparado por leis de incentivo e fortalecido com a realização de iniciativas culturais de qualidade tem se apresentado como um novo caminho’ capaz de mudar o cotidiano urbano das cidades’ recuperando a capacidade de sonhar de cada cidadão e contribuindo’ ao mesmo tempo’ para o desenvolvimento do país”’ destaca Fátima Lima’ executiva de Sustentabilidade do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)’ mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas em 2012.
“Incentivar a realização de iniciativas culturais como esta é uma oportunidade valiosa para agregarmos valor à marca e reforçarmos’ ao mesmo tempo’ nossa contribuição sociocultural para o país”’ afirma Benedito Dias’ diretor de Marketing do GRUPO BB E MAPFRE.
Em 2012′ o GRUPO fez história com a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade” – sucesso de público’ vista por mais de 320 mil visitantes’ no Rio e em São Paulo –’ “Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo”’ “Joaquín Torres García – Geometria’ Criação’ Proporção”’ realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo’ “Zeróis – Ziraldo na Tela Grande”’ além de shows demúsica popular brasileira’ concertos eruditos e sessões de cinema.
A mostra tem’ ainda’ curadoria do especialista em história da fotografia Boris Kossoy e curadoria adjunta da antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarc. A cenografia é assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara.
Patrocínio:
GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Realização:
FUNDACIÓN MAPFRE
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASI
INSTITUTO TOMIE OHTAKE
Serviço: Um olhar sobre o Brasil
A fotografia na construção da imagem da Nação
20 de agosto a 20 de outubro de 2013
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)’ em Brasília.
• SCES’ Trecho 02′ lote 22
70200-002 / Brasília (DF)
Tel: (61) 3108-7600 | [email protected]
Funcionamento: de terça a domingo’ das 9h às 21h.
Entrada franca.
Bilheteria e Informações: 3108-7600 (de terça a domingo’ das 9h às 21h)
Programa Educativo: (61) 3108-7623/7624
(61) 3108-7600 (de terça a domingo’ das 9h às 21h)
Programa Educativo: (61) 3108-7623/7624