ALERTA CONTRA A AÇÃO DE GOLPISTAS PARA CONSUMIDOR QUE DESEJA LIMPAR O NOME

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Para não ser vítima de empresas golpistas e de estelionatários’ o consumidor deve ficar atento e analisar com reservas aos anúncios que prometem facilidades para retirar uma anotação de inadimplência dos órgãos de proteção ao crédito sem pagamento da dívida. A melhor opção para regularizar uma pendência financeira é procurar diretamente o credor ou obter informações em um dos Postos de Atendimento Gratuito ao Consumidor da Serasa Experian.

Na internet’ por exemplo’ é fácil encontrar sites que vendem manuais’ kits e CDs com “informações” sobre como tirar uma anotação de inadimplência sem pagar a dívida’ muitas vezes com métodos ilegais. Em média’ o consumidor desembolsa de R$ 20 a R$ 50 para obter as “dicas”. 

Há ainda casos de empresas que se oferecem como intermediárias para a renegociação da dívida’ cobrando do consumidor pelos serviços e outras taxas’ o que aumenta o valor da dívida’ mas depois desaparecem sem fazer a quitação do débito. Às vezes’ o cliente ainda é orientado a fazer um depósito prévio’ para assegurar o pagamento do serviço. Ao perceber o golpe’ não resta muito a fazer – a maioria das empresas não tem endereço físico e faz todo o atendimento pelo telefone.

“Essas promessas são formas de enganar o consumidor. Não existe fórmula mágica para ter a anotação da dívida cancelada sem que ela seja renegociada ou paga”’ alerta Silvânio Covas’ diretor jurídico da Serasa Experian.

Por tais motivos’ recomenda-se que o consumidor evite os intermediários. “Ele próprio pode procurar diretamente o credor ou buscar os serviços da Serasa Experian e se informar sobre os procedimentos para quitar a dívida. É mais prático’ gratuito e seguro’ pois o consumidor terá a certeza de que o débito será pago e a anotação de inadimplência será retirada dos órgãos de proteção ao crédito”’ afirma Maria Zanforlin’ Superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian.

A orientação da Serasa Experian para quem tem dívidas em atraso é sempre tentar um acordo com os credores. Pelo Código de Defesa do Consumidor’ ao ter uma dívida renegociada’ a pessoa já pode ter o seu nome retirado dos bancos de dados de anotações de inadimplemento’ pois ela continua a ser devedora’ mas não é mais inadimplente.

Durante 2012′ cerca de 2’5 milhões de consumidores foram atendidos nos Postos de Atendimento ao Consumidor da Serasa Experian’ serviço gratuito em que as pessoas podem pessoalmente consultar o seu CPF’ realizar serviços de atualização cadastral’ esclarecer dúvidas e receber a orientação necessária para a regularização de pendências financeiras e o cancelamento de anotações de inadimplência (pessoas naturais ou jurídicas).

 

SerasaConsumidor traz orientações

Regularizar uma anotação registrada nos cadastros proteção ao crédito não é tarefa difícil. O próprio consumidor pode quitar suas dívidas diretamente com os fornecedores e regularizar suas pendências sem precisar contratar serviços de terceiros. Acesse o site www.serasaconsumidor.com.br e confira mais informações.

A Serasa Experian também oferece o Serviço Gratuito de Orientação ao Consumidor em suas agências em todo o Brasil’ localizadas sempre em prédios que oferecem segurança e privacidade ao consumidor’ além de instalações equipadas com sistema informatizado integrado’ o que torna ágil o atendimento. 

 

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