AON TRAZ AO BRASIL SERVIÇO DE GERENCIAMENTO DO CUSTO TOTAL DO RISCO

0
314

A consultoria e corretora de seguros Aon apresentou recentemente em algumas capitais brasileiras a nova metodologia de gestão que promete aperfeiçoar a carteira de seguros das companhias e reduzir despesas sem comprometer coberturas e limites segurados. O TCOR (Total Cost of Risk) é uma ferramenta de análise que vai além do benchmark para determinar quais são as apólices mais indicadas de acordo com a exposição e apetite de risco de cada empresa.

Segundo Hayden Lewis’ especialista que atua na Aon Miami (EUA)’ quando a estratégia de uma companhia é a transferência de grande parte do risco’ isso pode gerar altos custos e ineficiências’ enquanto que assumir a maior parte dos prejuízos aumenta a volatilidade. “É preciso determinar o balanceamento ideal de transferência de risco’ entender quanto é aconselhável reter e em quais condições. É isso que o TCOR oferece e a redução de custos pode chegar a 15%”’ diz.

Lewis explica que a ferramenta identifica e consolida prêmios’ custos de retenções e monitoramento de riscos para otimizar o retorno do portfólio de seguros e controlar a exposição a perdas catastróficas. “Nossa abordagem integra análises financeiras’ atuariais e do mercado segurador. Nós fazemos uma série de simulações para verificar a exposição a todos os riscos’ sejam mais ou menos frequentes”’ explica.

Para Alexandre Botelho’ diretor da área de consultoria em gestão de riscos da Aon Brasil’ o uso da metodologia é fundamental para garantir a alocação eficiente de capital. “Além de auxiliar na análise e direcionamento das estratégias de gestão de riscos e eficiência financeira’ o TCOR possibilita demonstrar aos sócios e acionistas o processo de tomada de decisão para controlar riscos e perdas”’ comenta.

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.