ATIVIDADE DO COMÉRCIO ACELERA E SOBE 0’9% EM SETEMBRO

0
292

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio’ o movimento dos consumidores nas lojas em setembro/13 avançou 0’9% na comparação com o mês imediatamente anterior’ já efetuados os devidos ajustes sazonais. Foi o segundo melhor resultado mensal do ano da atividade varejista (empatando com a alta de 0’9% também verificada em março) e só perdendo para o crescimento de 1’7% observado em janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/12)’ houve expansão de 2’3% da atividade varejista.

Segundo os economistas da Serasa Experian’ o recuo da taxa cambial em setembro’ após as fortes elevações observadas entre junho e agosto’ e a recuperação gradativa dos níveis de confiança dos consumidores’ contribuíram para o movimento positivo destes junto aos estabelecimentos comerciais no mês de setembro.

A alta da atividade varejista em setembro/13 foi impulsionada pelo crescimento de 3’0% do movimento dos consumidores nas lojas especializadas de móveis’ eletroeletrônicos e equipamentos de informática. Também contribuíram as altas de 0’5% observadas tanto pelo segmento de combustíveis e lubrificantes quanto do segmento de tecidos’ vestuário’ calçados e acessórios. Por outro lado’ foram registrados recuos nos setores de supermercados’ hipermercados’ alimentos e bebidas (-0’7%)’ de veículos’ motos e peças (-1’7%) e de material de construção (-0’7%).

No acumulado do ano (janeiro a setembro de 2013)’ a atividade do comércio fechou com alta de 5’3%’ puxada por variações positivas dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (6’4%) e de supermercados’ hipermercados’ alimentos e bebidas (5’8%). O segmento de móveis’ eletroeletrônicos e informática acumulou alta de 3’9% neste mesmo período e o de tecidos’ vestuário’ calçados e acessórios terminou os primeiros nove meses do ano com desempenho de 3’1%. Por fim os segmentos de veículos’ motos e peças e de material de construção exibiram expansões de 2’3% e 3’0%’ respectivamente’ no período.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.