ATIVIDADE DO COMÉRCIO AVANÇA 0’2% EM AGOSTO

0
240

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio’ o movimento dos consumidores nas lojas em agosto/13 avançou 0’2% na comparação com o mês imediatamente anterior’ já efetuados os devidos ajustes sazonais’ repetindo o mesmo ritmo de avanço de julho/13.

Os segmentos que experimentaram os maiores crescimentos em agosto/13 foram o de material de construção (+1’7%) e o de supermercados’ hipermercados’ alimentos e bebidas (+1’6%). Também houve avanço’ embora mais modestos’ nos segmentos de combustíveis e lubrificantes (+0’3%) e no de móveis’ eletroeletrônicos e equipamentos de informática (+0’5%). Já outros segmentos apresentaram recuos no período’ como as lojas de veículos’ motos e peças (-0’6%) e’ principalmente’ o setor de tecidos’ vestuário’ calçados e acessórios (-3’4%).

Segundo os economistas da Serasa Experian’ a redução dos preços dos alimentos’ movimento diverso daquele que foi observado nos meses iniciais de 2013′ contribuiu para alavancar o movimento do segmento de supermercados’ hipermercados’ alimentos e bebidas em agosto/13. Por outro lado’ a escalada do dólar e o aumento dos juros’ combinados com menor grau de confiança dos consumidores’ impactou negativamente o movimento de segmentos movidos a crédito em agosto/13′ como o de veículos’ motos e peças e o de móveis’ eletroeletrônicos e informáticas’ os quais recuaram 5’7% e 4’9%’ respectivamente’ em relação a agosto de 2012.

No acumulado dos primeiros oito meses do ano’ a atividade do comércio fechou com alta de 5’7%’ puxada por variações positivas dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (6’6%) e de supermercados’ hipermercados’ alimentos e bebidas (5’8%). O segmento de móveis’ eletroeletrônicos e informática acumulou alta de 4’5% neste mesmo período e o de tecidos’ vestuário’ calçados e acessórios terminou os primeiros oito meses do ano com desempenho de 3’2%. Por fim os segmentos de veículos’ motos e peças e de material de construção exibiram expansões de 2’4% e 2’1%’ respectivamente’ no período.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.