ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE 0’1% EM SETEMBRO

0
308

Após ter avançado 0’3% em agosto’ a atividade econômica ficou praticamente estagnada em setembro’ crescendo apenas 0’1%’ já descontados os fatores sazonais. Foi o que mostrou o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB mensal)’ que também registrou avanço de 2’5% sobre o mês de setembro de 2012. Com este resultado’ o ano de 2013 acumula crescimento da atividade econômica de 2’5% (período de janeiro a setembro de 2013).

Vale ressaltar também que’ com este resultado de 0’1% em setembro/13′ a atividade econômica encerrou o terceiro trimestre de 2013 com queda de 0’2% sobre o segundo trimestre deste ano’ descontada a sazonalidade’ bem como com elevação de 2’1% perante o terceiro trimestre de 2012.

De acordo com os economistas da Serasa Experian’ o fraco desempenho da atividade econômica em setembro reflete o processo de elevação das taxas de juros e o esgotamento dos impactos positivos da maior safra agrícola’ os quais se concentraram durante o primeiro semestre deste ano.

Pelo lado da oferta agregada’ a alta de 0’1% da atividade econômica em setembro/13 foi impulsionada pelo setor de serviços’ cuja expansão foi de 0’3%. Na ponta contrária’ ocorreram pressões baixistas sobre a atividade econômica oriundas da atividade industrial (queda de 0’3% em setembro) e do setor agropecuário (recuo de 1’3% em setembro).

Pelo lado da demanda agregada’ as contribuições positivas sobre a atividade econômica em setembro vieram do consumo do governo (0’8%)’ dos investimentos (0’7%) e do setor externo com as exportações avançando 1’0% e as importações recuando 0’5%. Porém’ estas contribuições positivas foram parcialmente neutralizadas pela queda registrada de 0’1% no consumo das famílias.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.