ATIVIDADE ECONÔMICA REAGE E SOBE 0’3% EM AGOSTO

0
254

Após ter recuado 0’7% em julho’ a atividade econômica reagiu e avançou 0’3% no mês de agosto’ já descontados os fatores sazonais. Foi o que mostrou o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB mensal)’ que também registrou avanço de 1’5% sobre o mês de agosto de 2012. Com este resultado’ o ano de 2013 acumula crescimento da atividade econômica de 2’4% (período de janeiro a agosto de 2013).

De acordo com os economistas da Serasa Experian’ o crescimento de 0’3% da atividade econômica em agosto/13 não conseguiu neutralizar integralmente o recuo de 0’7% observado em julho/13. Isto sinaliza que o desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre deverá exibir um ritmo de expansão’ em relação ao segundo trimestre de 2013′ próximo de zero.

A alta de 0’3% da atividade econômica em agosto/13 foi devida às expansões de 0’9% da atividade industrial e de 0’2% do setor de serviços. Por outro lado’ houve recuo de 2’4% na atividade do setor agropecuário.

Pelo lado da demanda agregada’ as exportações avançando 3’5% e as importações recuando 2’4%’ já descontados os efeitos sazonais’ foram os principais destaques que contribuíram para a alta da atividade econômica em agosto/13. O consumo das famílias e o consumo do governo’ ambos crescendo 0’2% em agosto/13′ também impactaram positivamente’ porém de maneira mais modesta’ a atividade econômica em agosto/13. Por outro lado’ os investimentos cravaram a segunda queda mensal consecutiva’ recuando 2’4% em agosto/13 e impactando negativamente a atividade econômica naquele mês.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.