BRADESCO SEGUROS APRESENTA EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE A HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS

0
252

O acervo do Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI)’ em Lausanne’ na Suíça’ desembarca no Brasil para uma mostra inédita que passará por São Paulo e pelo Rio de Janeiro. A exposição interativa Jogos Olímpicos: Esporte’ Cultura e Arte’ organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB)’ reúne cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O projeto é apresentado pela FIESP’ SESI-SP’ Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros.

Entre 16 de abril a 30 de junho será possível conhecer de perto – na Galeria de Arte do SESI-SP’ no edifício da FIESP – esses objetos e imagens que contam a história do esporte internacional. O material exposto pertence ao Comitê Olímpico Internacional (COI)’ detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema’ e a um acervo reunido especialmente pelo COB. Carlos Arthur Nuzman’ presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016′ destaca: “Com o fechamento do Museu Olímpico do COI para obras de modernização’ tivemos a oportunidade de trazer ao país peças que representam momentos marcantes da história moderna”. 

Para o Grupo Bradesco Seguros é motivo de orgulho apresentar a exposição Jogos Olímpicos: Esporte’ Cultura e Arte no Brasil. “Nosso objetivo é contribuir para a promoção do espírito olímpico no país e reafirmar a vontade de estar’ desde o primeiro instante’ participando ativamente desse marco esportivo’ social e econômico”’ afirma Marco Antonio Rossi’ Presidente do Grupo Bradesco Seguros – patrocinador oficial dos Jogos Rio 2016 – Olímpicos e Paralímpicos. 

“Durante os Jogos Olímpicos’ o mundo celebra a humanidade através do respeito mútuo’ amizade entre os povos e a incessante busca pela excelência”’ complementa a diretora cultural do COB’ Christiane Paquelet. A exposição foi dividida em oito módulos’ que conectam história’ emoção’ conhecimento’ educação e cultura’ para aproximar o público dos Jogos Olímpicos: Jogos da Antiguidade; O Sonho de Coubertin; Acendendo a Tocha; Cerimônias; Esportes e Medalhas; Mascotes; Memorabília e Time Brasil. 

Além da oportunidade de conhecer de perto tochas’ medalhas e mascotes de diversas edições dos Jogos Olímpicos’ os visitantes poderão apreciar peças raras – como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin’ em 1892′ com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos’ e a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva’ bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque’ em 1952′ e Melbourne’ em 1956. Entre os destaques mais recentes está o uniforme do tenista suíço Roger Federer – utilizado na conquista dos Jogos Olímpicos de Pequim’ em 2008.

Durante a visita’ o espectador terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres’ em 2012 – com a Tower Bridge ao fundo –’ tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou’ em 1980) e participar de uma simulação de salto em distância. Jogos educativos estarão disponíveis em uma sala de cinema’ onde também serão exibidos vídeos do acervo COI. 

Em agosto’ a mostra Jogos Olímpicos: Esporte’ Cultura e Arte segue para o Museu Histórico Nacional’ no Rio de Janeiro. 

 Circuito Cultural Bradesco Seguros

A forte ligação do Grupo com os Jogos Olímpicos de 2016 começou quando a Organização Bradesco abraçou a candidatura do Rio de Janeiro como sede do evento. Depois’ o Banco Bradesco e a Bradesco Seguros tornaram-se patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos Rio 2016′ disponibilizando produtos e serviços ao COB e à Equipe Olímpica. 

A exposição “Jogos Olímpicos: Esporte’ Cultura e Arte” faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros’ que apresenta ao público calendário diversificado de eventos artísticos nacionais e internacionais’ em diferentes áreas da cultura.

Serviço

Apresentação: Grupo Bradesco Seguros’ FIESP’ SESI-SP e Ministério da Cultura

Realização e organização: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Exposição Jogos Olímpicos: Esporte’ Cultura e Arte

Local: Galeria de Arte do SESI-SP’ no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso (av. Paulista’ 1.313′ em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Período expositivo: de 16 de abril a 30 de junho – às segundas’ das 11h às 20h; de terça a sábado’ das 10h às 20h; e domingos’ das 10h às 19h

Classificação indicativa: livre 

Informações: (11) 3146-7405 e 7406 

Agendamentos de grupos e escolas: (11) 3146-7396′ de segunda a sexta’ das 10h às 13h e das 14h às 17h

Entrada gratuita. Os espaços têm acessibilidade

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.