No Dia das Crianças. Muitas pessoas vão aproveitar o feriado para viajar e fazer compras. Mas o consumidor e o comerciante precisam redobrar a atenção e adotar cuidados simples de prevenção para não se tornarem vítimas de golpistas. De acordo com os especialistas em soluções antifraude da Serasa Experian’ o fluxo intenso de pessoas no comércio’ somado ao objetivo dos empresários em ampliar as vendas’ acaba resultando em oportunidade para a atuação rápida de pessoas mal-intencionadas no comércio fazendo compras com identidade falsa.
Pesquisas da Serasa Experian apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos perdidos ou extraviados. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude. Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude’ de janeiro a agosto deste ano’ a cada 14’8 segundos um consumidor brasileiro foi vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade’ em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio apresentando-se com uma falsa identidade.
Qualquer pessoa que tiver um documento roubado ou perdido’ além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.)’ deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian’ com o objetivo de reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas.
De maneira prática e segura’ o consumidor pode fazer gratuitamente o registro do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral’ o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) pela Internet’ www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html’ ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor’ (11) 3373 7272′ que funciona nos 7 dias da semana’ das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações’ também pode realizar o cadastro.
A partir da inclusão dos dados’ as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos’ o alerta fica no sistema de consultas’ provisoriamente’ por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado’ o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques’ as informações ficam na base de dados por três dias úteis’ tempo para que o correntista avise o banco’ faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação’ o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.
O comércio também precisa ficar atento. Estudos dos casos de fraudes confirmadas’ dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa Experian’ constataram uma elevação de 25% de comprovação de golpes no comércio decorrentes de alertas a consultas realizadas durante datas movimentadas e feriados prolongados.
Na hora de realizar uma venda a prazo’ o comerciante deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento. Independentemente do porte’ é importante que todas as empresas redobrem a atenção’ pois aquelas que não investem em recursos básicos e acessíveis de proteção’ podem virar alvos preferenciais’ destacam os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.
O empresário também pode contar com o auxílio de ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a prevenir fraudes’ como é o caso do serviço de Alerta de Identidade da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/alertadeidentidade). No momento da venda’ o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele documento. A partir disso’ o serviço dá uma nota de zero a mil às informações apresentadas e indica se há e qual é o grau de risco para o comerciante.
A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos ao comércio e à população. Confira abaixo dicas de prevenção para o consumidor e para as empresas’ sobretudo para as pequenas e médias companhias’ preparadas pelos especialistas da Serasa Experian:
Comércio
Antes de realizar uma venda a prazo:
1ª – Peça sempre dois documentos originais (como RG’ CPF’ Carteira de Habilitação);
2ª – Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo’ se a foto é recente’ porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.
3ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras’ analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
4ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
5ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;
6ª – Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda’ é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
Consumidor
Cuidados com os documentos:
1ª – Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;
2ª – Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;
3ª – Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone;
4ª – Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer negócios;
5ª – Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios;
6ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
7ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página’ por exemplo’ como a presença do cadeado de segurança.
Cuidados com os cheques:
1ª – Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;
2ª – Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar apenas as folhas que for utilizar no dia;
3ª – Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de outras pessoas;
4ª – Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;
5ª – Evite deixar espaços em branco;
6ª – Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;
7ª – Anote as informações da compra no canhoto do talão.