O Painel Especial, programa da GRTV, recebeu em sua décima terceira edição o CEO da Ceres do Brasil Corretora de Seguros Agrícolas, Leonardo Maia, e o Diretor da Bradesco Seguros, Leonardo Feitas. Durante o bate-papo, os convidados falaram sobre inovação e modernidade.
No comentário inicial de Francisco Galiza, comentarista econômico do programa, ele fala da importância da educação nesse cenário de modernidade, tanto em termos financeiros como de crescimento pessoal.
Na visão de Leonardo Freitas, quando se fala de futuro atrelado a atuação do corretor, é possível enxergar muito além da tecnologia e das inovações disruptivas. Pensando especialmente sobre o setor de seguros, que tem como propósito a proteção e o cuidado das pessoas, o humano e tecnológico se conectam. “E é preciso contar com profissionais que além de maturidade digital possuam um amplo conhecimento do cenário. Tanto do mercado, quanto em relação às especificidades dos produtos e, sobretudo, sobre o novo consumidor”, disse.
Freitas acredita que em um período extremamente desafiador como o que estamos vivendo o olhar humano também é crucial e que a empatia é o melhor segredo para uma melhor compreensão do cliente. Diante desse cenário, os corretores se tornaram mediadores de um processo muito profundo de transformação. E agora mais do que nunca desempenham uma função ainda mais estratégica, que é a de consultores, especialistas em pessoas.
A Bradesco Seguros entende que capacitação é a palavra-chave para contribuir com esse processo, para que o corretor possa atuar tanto no presente quanto no futuro. Prova disso é que desde o início da pandemia o grupo aumentou a sua atuação e ampliou a sua estratégia para capacitação, por meio de vídeo treinamentos, com significativo aumento no número de participações, tanto dos integrantes da equipe comercial, quanto dos corretores de todo o Brasil.
Ao todo foram mais de 80 mil participações de corretores nas ações de capacitação, só em 2020, o que representou um aumento de 51% em relação ao ano anterior. Em 2021, os números mantiveram o ritmo de crescimento – de janeiro a junho a seguradora teve um crescimento de 53% nas participações em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Já Leonardo Maia, da Ceres do Brasil, compartilhou sua experiência em relação ao funcionamento da plataforma. Para ele, em termos práticos a Universeg trouxe muitos benefícios. “Sempre busquei por conhecimento e qualificação pessoal. Mas quando verifiquei que a ferramenta também seria um instrumento para a capacitação de nossos colaboradores, eu realmente entendi que haveria um ganho exponencial. As conversões começaram a ser maiores e o resultado na ponta de fato é mais gratificante e traz mais benefícios”, destacou.
Maia conta também que foi por meio da utilização da plataforma e a ampliação de seus conhecimentos, aliado à sua base de seguro agrícola, que ele criou, no ano passado, a insurtech Ceres do Brasil – gestora de risco que trata única e exclusivamente de seguro agrícola. Para os corretores de seguros, o conselho do executivo é que os profissionais implementem processos e organizem suas tarefas, de forma que tenham tempo livre para buscar conhecimento e fazer as atualizações necessárias. “O segundo desafio é realmente se engajar. A união desses dois esforços são garantia de sucesso”, concluiu.
Confira o programa na íntegra: