CRESCE O NÚMERO DE ADOLESCENTES EM BUSCA DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

0
268

O número de cirurgias plásticas em adolescentes entre 14 e 18 anos aumentou 141% nos últimos quatro anos no Brasil. Passou de 37.740 procedimentos em 2008′ para 91.100 em 2012 segundo os números da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Durante o mesmo período’ as operações a adultos cresceram 38’6%’ o que significa que a procura por adolescentes entre os 14 e os 18 anos cresce a um ritmo muito superior.

A lipoaspiração e os implantes de silicone nos seios são as cirurgias mais procuradas pelas jovens. Já a ginecomastia e a cirurgia para corrigir as 'orelhas de abano' (otoplastia) são as principais áreas procuradas pelo público masculino. Segundo o presidente da SBCP’ José Horácio Aboudib’ não existe regra alguma que defina a idade mínima para se submeter à cirurgia plástica. O cirurgião plástico e membro da SBCP’ Mauro Speranzini’ partilha da mesma opinião. “Não há idade mínima para a realização de uma cirurgia plástica; cada caso dever ser analisado individualmente. Mas o mais importante é saber se se trata apenas de um caso de vaidade exacerbada’ imediatismo do adolescente ou real necessidade”’ analisa.  “No caso da otoplastia’ por exemplo’ a cirurgia pode ser realizada a partir dos seis anos de idade’ quando a orelha atinge o tamanho da de um adulto”’ completa o médico. Ele acrescenta ainda que tanto orelhas de abano quanto os casos de ginecomastia podem se tornar motivo para “bulling” e a correção é importante nessa fase de formação pessoal. 

Cirurgias de inverno

No período das férias de julho’ a quantidade de jovens que procuram asa clínicas de cirurgias plásticas aumenta ainda mais. A estudante Ana Carolina Silveira’ 11 anos’ espera o período para fazer uma otoplastia. Joaquim Silveira’ pai da adolescente’ conta que agendou a cirurgia há quatro meses. “Como queremos aproveitar o período’ já deixamos tudo acertado desde o começo do ano”’ diz. O pai tem certeza de que essa é uma necessidade da adolescente e está seguro sobre o procedimento.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.