DEMANDA DAS EMPRESAS POR CRÉDITO RECUA 5’4% EM SETEMBRO

0
264

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito’ houve recuo de 5’4% na busca das empresas por crédito durante o mês de setembro/13. Foi a segunda queda mensal consecutiva do indicador uma vez que em agosto/13′ a demanda das empresas por crédito já havia recuado 4’2%. Por sua vez’ na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/12)’ a demanda das empresas por crédito foi 6’9% maior em setembro de 2013. Com este resultado’ a variação acumulada no ano da demanda das empresas por crédito passou de -4’0% (janeiro a agosto) para -3’0% (janeiro a setembro)’ sempre em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian’ a segunda queda mensal consecutiva da demanda empresarial por crédito ocorrida em setembro/13 é um indicativo de enfraquecimento da atividade produtiva ao longo do terceiro trimestre deste ano’ o qual foi marcado por fortes oscilações da taxa de câmbio’ elevações das taxas de juros e níveis de confiança empresariais menos expressivos. Vale mencionar que a alta de 6’9% na comparação interanual (setembro/13 vs. setembro/12) foi influenciada diretamente pelos dois dias úteis a mais em setembro desde ano (21 contra 19) em relação a setembro do ano passado.

Análise por porte

A queda da busca das empresas por crédito em setembro/13 foi concentrada nas micro e pequenas empresas’ as quais recuaram 5’8% em relação a agosto/13. Na direção contrária’ houve avanço de 0’1% na demanda por crédito nas médias empresas e alta de 1’3% na busca por crédito por parte das grandes empresas.

No acumulado do ano’ as grandes empresas estão exibindo o melhor desempenho em termos de demanda por crédito: alta de 18’3% de janeiro a setembro de 2013 frente ao mesmo período do ano passado. As médias empresas exibem crescimento de 4’4% no acumulado do ano. Por outro lado’ o período de janeiro a setembro de 2013 registra queda de 3’6% na busca das micro e pequenas empresas por crédito.

Análise por setor

A maior queda na demanda por crédito’ em setembro/13′ foi registrada pelas as empresas de serviços’ com baixa de 6’9% frente a agosto/13. As empresas industriais exibiram recuo de 6’2%’ e’ por fim’ as empresas comerciais reduziram sua busca por crédito em 3’9% durante o mês de setembro.

No acumulado de janeiro a setembro de 2013′ dois dos três setores econômicos pesquisados exibem recuos nas suas demandas por crédito: variações acumuladas de -5’5% nas empresas comerciais e de -3’7% nas empresas industriais. Apenas as empresas de serviços estão com crescimento em suas demandas por crédito: alta de 0’6% no período de janeiro a setembro de 2013.

Análise por região

As quedas mais expressivas na demanda das empresas por crédito’ em setembro/13′ ocorreram nas regiões Sudeste (-7’6%) e Norte (-6’8%). No Centro-Oeste a queda em setembro/13 foi de 6’1% em relação a agosto/13. Na região Nordeste o recuo foi de 4’6% na busca por crédito em setembro. A região Sul foi a única que registrou expansão na demanda empresarial por crédito durante o mês de setembro/13: alta de 0’4% frente o mês de agosto/13.

No acumulado de janeiro a setembro de 2013 todas as regiões geográficas do país exibem quedas nas demandas por crédito de suas empresas. O maior recuo na procura das empresas por crédito se verifica na região Sul: variação de -5’0% frente ao período acumulado de janeiro a setembro do ano passado. Nas regiões Nordeste e Sudeste’ as quedas acumuladas nestes primeiros nove meses de 2013 foram de 2’7% e de 2’5%’ respectivamente. Já as regiões Centro-Oeste e Norte exibiram as menores quedas acumuladas nas demandas de suas empresas por crédito no acumulado de janeiro a setembro de 2013: variações de -1’8% e de -1’4%’ respectivamente.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.