Pelo segundo mês seguido, as seguradoras continuaram otimistas em novembro, quando comparamos o cenário atual ao daqui a seis meses.
Dois fatores influenciam essas expectativas. Primeiro, a previsão de que a pandemia pode perder muita força nos próximos meses, com o início da vacinação. Segundo, os valores atuais estão baixos, o que favorece a taxa de evolução econômica ao longo do tempo.
A seguir, os últimos indicadores obtidos.
Indicador Jul.20 Ago.20 Set.20 Out.20 Nov.20
ICES 74,3 93,5 99,7 107,2 117,1
ICER 92,0 106,4 87,5 99,5 102,3
ICGC 97,3 107,3 105,7 111,1 115,8
ICSS 87,3 102,2 97,4 105,8 111,5
Expectativas para daqui a 6 meses
A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a cada um dos setores analisados.
a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 5 0 0
Melhor 55 45 14
Igual 22 45 72
or 18 10 14
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100
b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 0 0 0
Melhor 27 40 15
Igual 50 50 71
Pior 23 10 14
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100
c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 0 0 0
Melhor 68 40 14
Igual 18 50 86
Pior 14 10 0
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100
Sobre o ICSS
– O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
– Em todos os finais de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
– Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
– No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
– A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.
– O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
– Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
– Para uma discussão teórica do tema acima, ver… http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/artigoteoricoICES.pdf
– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais:
* permitir a comparação com outros indicadores similares da economia (macroeconômicos e de setores específicos);
* torna-se uma fonte teórica e acadêmica;
* o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade
Estudo realizado por: Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).