ENCONTRO DISCUTE RUMOS DO SEGURO GARANTIA NO PAÍS

0
284

As novas regras para o seguro garantia ampliarão a participação do produto nas obras de infraestrutura do país e refletem a preocupação do mercado’ das empresas e do Governo em tornar o produto mais aderente às necessidades dos segurados. A nova circular de nº 477 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) também traz definições mais específicas para regras de aviso de sinistros’ pagamento de indenizações’ entre outras questões. 

O tema ganhou destaque no “III Encontro de Seguro Garantia – Atividades Públicas” promovido pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg)’ em parceria com a Escola Nacional de Seguros’ realizado essa semana’ em Brasília. O encontro reuniu profissionais de empresas públicas e privadas e representantes do Governo’ entre eles’ o diretor da Susep’ Nelson Le Cocq D`Oliveira’ que comentou a possibilidade da ampliação da cobertura do seguro garantia em obras de 5% para 30%. 

Para o presidente da comissão de Riscos de Crédito e Garantia da FenSeg’ Rogério Vergara’ a nova circular’ que começou a vigorar no dia 30 de setembro e tem prazo máximo para adaptação das seguradoras até 1º de abril de 2014′ apresenta uma evolução positiva para o produto. “Depois de dez anos’ chegamos a um conjunto de modificações importantes que alteram a forma de comercialização e operação do seguro garantia. Para termos uma ideia’ a circular 232′ de 2003′ tinha apenas dez páginas’ enquanto a 447 apresenta mais de 60”’ ressalta o executivo’ acrescentando ainda que as mudanças eliminam uma grande área cinzenta que pairava sobre o produto.

Para o próximo ano’ a FenSeg já tem previstas várias ações’ como’ a divulgação de um guia de boas práticas para o seguro garantia’ uma cartilha para os segurados’ programas de treinamento para corretores e seguradoras e o IV Encontro sobre o tema.

 

Seguro garantia em alta

Segundo levantamento da FenSeg com base em dados da Susep’ o seguro garantia cresceu 35’9% nos primeiros nove meses do ano’ com uma arrecadação de R$ 764 milhões. No mesmo período de 2012′ a carteira registrou arrecadação de R$ 562 milhões.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.