Está em fase de planejamento pesquisa sobre a participação da mulher na indústria nacional de seguros. O trabalho’ intitulado “Mulheres no Mercado Segurador Brasileiro”’ será elaborado pela consultoria Rating de Seguros.
O objetivo é fazer um amplo levantamento da presença da mulher no setor avaliando os mais diversos aspectos’ como produtos específicos para esse público’ a mulher como consumidora de seguros’ a profissional securitária e a profissional corretora de seguros.
“Já há algum tempo’ as mulheres vêm ampliando significativamente sua participação em nosso mercado’ que’ historicamente’ tem predominância masculina. Hoje sabemos que essa contribuição é expressiva e entendemos que chegou o momento de quantificá-la”’ comenta o presidente da Escola’ Robert Bittar.
A diretora de Ensino Técnico da instituição’ Maria Helena Monteiro’ está participando desta primeira etapa do trabalho e acompanhará de perto o andamento da pesquisa. Ela é entusiasta do tema e encorajadora do protagonismo feminino. “Já palestrei em vários congressos de corretores de seguros por todo o País e’ desde que cheguei à Escola’ promovo um ciclo no mês de março’ em homenagem ao Dia Internacional da Mulher”’ explica. Em 2013′ a palestra “Independência Feminina & Educação Financeira” foi assistida por cerca de 1.000 profissionais’ de 16 cidades.
“Acredito que essa pesquisa nos ajudará a entender’ de forma científica’ estatísticas que ainda apontam um desequilíbrio entre a participação de homens e mulheres no nosso mercado”’ salienta Maria Helena’ que possui mais de 40 anos de experiência em cargos executivos’ no Brasil e no exterior.
Previsto para começar no segundo semestre desse ano’ o estudo será coordenado pela Escola Nacional de Seguros e contará com o apoio da CNseg e da Fenacor.