FEBRABAN DIZ QUE ESTOQUE DE CRÉDITO DEVE CRESCER 1’8%

0
361

 

O estoque de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) deve atingir R$ 2’8 trilhões em março’ alta de 1’8% sobre fevereiro e 16’7% em termos anualizados’ de acordo com estimativa do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb) da Federação Brasileira de Bancos. Os números serão informados pelo Banco Central na nota de crédito a ser divulgada na sexta-feira’ 26. Se confirmada a estimativa’ o volume de crédito atingiria 53’9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo a avaliação da Febraban’ nas operações com recursos livres a variação captada na sondagem será de 1’6% em março sobre fevereiro. O crédito para a pessoa jurídica deve avançar 2’6%’ se comparados os mesmos períodos’ enquanto que para pessoa física o avanço será de apenas 0’6%. "Em pessoa física’ o desempenho mais fraco se deve aos segmentos de cartão de crédito e veículos’ que devem encobrir a expansão mais forte de crédito pessoal"’ informou o Iseb.

A variação anual do crédito para recursos livres deve ser de 12’5% em março’ Na categoria’ o crédito para pessoas jurídicas deve crescer’ na mesma base de comparação’ 15’8%’ e avançar em menor ritmo’ ou 9’3%’ para pessoa física’ segundo a avaliação da Febraban.

O relatório destaca ainda os ajustes verificados na Pesquisa Focus do Banco Central desta semana’ entre eles a redução da previsão para a Selic ao final de 2013 de 8’50% ao ano para 8’25% ao ano’ mesmo após a decisão do Copom de elevar a taxa 0’25 ponto porcentual’ para 7’5% ano’ na reunião da semana passada.

"Ao que parece’ em conjunto com a abordagem cautelosa do BC no comunicado após o encontro’ o mercado recebeu a decisão como uma confirmação da estratégia gradualista de aumentos de 0’25 p.p. (ponto porcentual) a cada encontro’ ao invés de uma estratégia mais agressiva’ de aumentos de 0’5 p.p."’ informou. "De todo modo’ o BCB poderá deixar sua estratégia mais clara na ata da reunião’ a ser publicada na próxima quinta-feira’ dia 25 de abril"’ conclui a entidade do setor bancário em seu informativo.

 

Fonte: Agência Estado

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.