Com o avanço dos meios digitais já é possÃvel quebrar uma grande barreira de comunicação entre surdos e a sociedade. O Grupo Bradesco Seguros Â? lÃder do mercado de seguros no Brasil Â? está lançando o serviço digital Bradesco Seguros LIBRAS’ uma ferramenta de acessibilidade para a comunidade que utiliza a LÃngua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A ferramenta’ inédita no Brasil’ permite a tradução do português para LIBRAS. Por meio de um avatar disponÃvel nos sites da Bradesco Seguros’ da Bradesco Auto/RE’ da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência Â? empresas integrantes do grupo segurador Â? o usuário tem acesso ao conteúdo dos sites. As páginas disponÃveis para tradução são identificadas por um Ãcone que remete a LIBRAS. Ao clicar no Ãcone’ aparecerá o avatar.Entre objetivos dessa solução inovadora e exclusiva’ está o de quebrar a barreira de comunicação com os surdos que não conhecem a lÃngua portuguesa ou preferem a Linguagem Brasileira de Sinais Â? um contingente estimado em 2’7 milhões de pessoas no Brasil. O Bradesco Seguros LIBRAS foi desenvolvido em parceria com a ProDeaf’ de Recife/PE’ especializada em pesquisa e criação de plataformas de comunicação para surdos.Â?Para melhor atender os surdos’ consultamos essa comunidade’ apresentando os protótipos com a participação direta de 18 pessoas Â? colaboradores das empresas do Grupo Bradesco Seguros Â? que passaram a atuar como disseminadores para outros 40 participantes. Nosso objetivo é fazer com que toda a comunicação do grupo segurador e das empresas que o compõe esteja acessÃvel a esses cidadãos. Para isso’ continuaremos a investir no aprimoramento de ferramentas cada vez mais adequadasÂ?’ afirma Enrique Adan’ diretor de Soluções Digitais do Grupo Bradesco Seguros.A contribuição desses participantes foi fundamental na indicação de um personagem (avatar) que reunisse as caracterÃsticas da linguagem utilizada pelos surdos. Isso porque a comunicação em LIBRAS envolve não apenas os movimentos das mãos’ mas também expressões faciais e movimentos do corpo. Outro cuidado do desenvolvimento do aplicativo foi evitar uma tradução palavra a palavra Â? que não faz sentido para os surdos’ que compreendem as informações por imagens -‘ mas’ sim’ fornecer uma versão da mensagem para se adequar à forma como eles captam as informações.O serviço adotado pelo Grupo Segurador foi desenvolvido pela ProDeaf. A empresa’ nascida no polo de tecnologia no nordeste brasileiro’ conta com uma equipe integrada por programadores’ linguistas’ designers e também por surdos’ que ajudam no entendimento das dificuldades diárias vivenciadas por eles. O Grupo Bradesco Seguros patrocina o Bradesco Seguros LIBRAS na versão web.
Fonte: Redação SB