LEVANTAMENTO DA SULAMÉRICA ALERTA SOBRE AUMENTO DO NÚMERO DA POPULAÇÃO HIPERTENSA

0
215

 

Seguradora entrevistou 14.366 funcionários das diversas empresas atendidas pelo programa Saúde Ativa da companhia e divulga os dados no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

A hipertensão causa anualmente a morte de 9’4 milhões de pessoas no mundo’ segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tendo em vista esse cenário e para alertar a população no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26/04)’ a SulAmérica Seguros’ Previdência e Investimentos apresenta levantamento sobre o perfil de riscos à saúde de empresas clientes de todo o Brasil’ realizado por meio do Saúde Ativa’ um conjunto de programas para ações de prevenção e promoção à saúde. 

De acordo com os dados colhidos pela seguradora em 2012′ 14.366 funcionários das diversas empresas atendidas pela SulAmérica’ sendo 37’3% mulheres e 62’7% homens’ responderam um questionário sobre avaliação do perfil de saúde e realizaram exames de colesterol total’ glicemia e medição de pressão arterial’ peso e altura. O resultado confirma a preocupação da OMS: 7’8% dos entrevistados são hipertensos’ dos quais 59’3% têm 50 anos ou mais’ faixa etária mais exposta a riscos cardiovasculares.  

“Desde 2004′ quando o programa se tornou mais abrangente’ o número de hipertensos vem aumentando gradativamente na população pesquisada. Nesse cenário’ o Saúde Ativa desempenha papel importante na conscientização das pessoas para a adoção de comportamentos saudáveis e através do programa de acompanhamento de pessoas com doenças crônicas’ no qual a hipertensão arterial é abordada. A estratégia de prevenção que adotamos favorece a todos”’ afirma a superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica’ Regina Mello.

Outro dado relevante é referente à consciência pessoal do estado de saúde. Do total das mulheres que responderam’ na pesquisa prévia’ que não sabiam se eram hipertensas’ 22% apresentaram pressão arterial elevada no momento da medição. Já em relação ao universo masculino’ 50’4% dos que marcaram a alternativa “não sei” apresentaram pressão arterial elevada. Nesse sentido’ o levantamento revela que as mulheres são mais cuidadosas com a saúde e procuram mais os serviços médicos para exames de rotina ou preventivos.

 

Portal Segs

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.