O Grupo Liberty Brasil, empresa parte do Grupo Liberty Mutual, um dos maiores conglomerados globais do setor de seguros, registrou um crescimento de 10.3% em prêmios emitidos em relação a 2018, atingindo um total de R$3.9 bilhões. A companhia alcançou lucro líquido de R$172 milhões e crescimento em todas as frentes de negócios: 34.2% em Residência, 26.4% em Property, 15.7% em Vida e 7.9% em Auto.
Em 2019, a Liberty Seguros investiu em ampliar sua participação em seguros não- auto. Ao longo do ano, a seguradora disponibilizou novos produtos e assistências, criou novas ferramentas e opções digitais e aprimorou as já disponíveis, realizou ações focadas no desenvolvimento e reconhecimento aos corretores parceiros, adquiriu uma das principais empresas do mercado de assistência 24 horas para oferecer um atendimento ainda mais ágil e acolhedor e apoiou instituições educacionais e projetos de igualdade de gênero através do seu programa de sustentabilidade.
“É muito gratificante ver a evolução da Liberty nos últimos anos e como a companhia evoluiu mesmo em um cenário político e econômico desafiador. Fechamos 2018 com resultados extremamente positivos e, em 2019, demos passos importantes em direção ao nosso maior objetivo: sermos reconhecidos pela solidez e escolhidos pela experiência e inovação que oferecemos aos nossos clientes e corretores parceiros”, pontua Carlos Magnarelli (foto), CEO da companhia no Brasil.
Experiência cada vez mais acolhedora e digital
Um dos momentos mais importantes entre um novo cliente e a seguradora contratada é o de kit de boas-vindas. Pensando nisso e atendendo à preferência crescente dos consumidores pelo digital, a Liberty lançou no ano passado o Welcome Kit Digital, que dá as boas-vindas a clientes recém-chegados de maneira moderna e eficaz.
Além disso, a companhia investiu em aprimorar ainda mais a experiência do cliente no momento do sinistro reformulando seu acompanhamento de sinistro online, que agora é mais intuitivo para os usuários, sejam eles corretores ou segurados com etapas mais detalhadas que facilitam a comunicação também por meio de dispositivos móveis, como o smartphone.
A empresa também se preocupou em trazer mais agilidade nos atendimentos a clientes e corretores, implementando automatização e bots em sua operação. A Liberty também completou, no início de 2019, a aquisição da Fácil Assist – empresa de assistência 24 horas formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência em serviços de gestão de assistência e serviços de call center. A Fácil, que funciona como uma unidade de negócios independente no Grupo Liberty Brasil, presta serviços de assistência aos produtos de Auto, Vida e Residência.
Por fim, a prova de que a seguradora está no caminho certo foi receber, pelo quarto ano consecutivo, o prêmio Reclame Aqui – ranking que homenageia as empresas com a melhor reputação em atendimentos a serviços do Brasil. Outro índice importante para a companhia é a métrica de lealdade dos clientes, o NPS. Nos últimos 5 anos, cresceu 5 pontos em relação ao ano anterior enquanto o NPS de corretor registrou um aumento de 17 pontos no mesmo período.
Corretores crescendo junto com a companhia
Em 2019, a Liberty comemorou o primeiro ano do Cresça com a Liberty, posicionamento da seguradora com corretores que engloba todas as iniciativas da companhia com foco no crescimento e no desenvolvimento dos parceiros. Em 2019, o programa impactou mais de 47 mil corretores.
Destaque para duas novidades lançadas com o objetivo de incentivar e capacitar os corretores a serem mais digitais: a Liberty Academia Digital, treinamento inovador que visa habilitar os corretores a promover os produtos de seguro nas mídias sociais, e a ferramenta digital Meu Marketing, que oferece materiais de comunicação para mídias sociais e WhatsApp que podem ser personalizadas com logo do corretor e enviados de forma rápida e prática aos seus clientes.
Construindo um futuro de valor
Neste ano, a Liberty apresentou sua nova estratégia de sustentabilidade para os próximos anos, que contempla 10 temas e compromissos alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Dentro desse plano, destacam-se o apoio ao empoderamento feminino, com o Liberty Mulheres Seguras que já treinou mais de 7.600 mulheres e impactou mais de 2 milhões de pessoas em comunicação, além do investimento na formação de jovens com o programa Jovens do Futuro, que até 2019 já formou 300 alunos no curso de especialização em seguros e impactou mais de 4 mil jovens com ações de conscientização.
“Para nós, 2020 será um ano para darmos continuidade a todos os nossos projetos de crescimento. Nosso objetivo será colocar o nosso planejamento estratégico em prática por meio de processos mais simples e fluidos, melhorar cada vez mais as experiências dos clientes e corretores, além de empoderar os nossos funcionários”, completa Magnarelli.