O Grupo Liberty Brasil, empresa do Grupo Liberty Mutual, um dos maiores grupos seguradores do mundo, registrou um crescimento de 9.6% em prêmios emitidos em 2020, em comparação a 2019, atingindo um total de R$4.3 bilhões. A companhia alcançou um lucro líquido de R$249 milhões, 44,3% maior do que em 2019, crescendo em todas as suas frentes de atuação: 34.7% em Residência, 28.8% em Property, 30.8% em Vida, 21.3% em Transporte e 4.7% em Auto.
“É muito gratificante ver os resultados positivos que a Liberty Seguros alcançou em um ano tão imprevisível como 2020”, pontua Carlos Magnarelli (foto), CEO da companhia no Brasil. “O nosso jeito de trabalhar nos permitiu enfrentar um período incerto com resiliência e temos o objetivo de manter o mesmo desempenho em 2021, integrando pessoas e tecnologia, inovando nas nossas atividades e, claro, colocando as pessoas em primeiro lugar”, completa.
Pessoas em primeiro lugar
Desde o início da pandemia de COVID-19, a principal premissa da Liberty foi o cuidado com as pessoas. A companhia agiu rapidamente na transição para o formato de trabalho remoto e promoveu diversas ações para priorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, iniciativas que renderam à companhia dois prêmios do segmento de RH: do Valor Carreira e Great Place to Work.
Além disso, ofereceu aos segurados opções mais flexíveis nos pagamentos e disponibilizou aos corretores mais de 25 novos treinamentos online e diversas campanhas de incentivo. Além disso, garantiu que todas os seus produtos de seguro de Vida oferecessem cobertura para a COVID-19.
Digitalização para estar mais próximos de clientes e corretores
Em 2020, a Liberty lançou diversas iniciativas digitais para facilitar o dia a dia dos segurados, principalmente no novo cenário de distanciamento social, como o lançamento do atendimento via WhatsApp e a opção de acionar assistências residenciais pelo aplicativo.
A companhia também lançou o Meu Momento de Vida, plataforma para venda de seguros de vida online que tem como objetivo facilitar e desburocratizar o acesso ao seguro de vida para segurados, além de oferecer um novo canal de vendas e mais oportunidades de negócios para os corretores.
Ainda em 2020, a Liberty lançou o +Liberty, clube 100% digital de benefícios da companhia com o qual os consumidores podem usufruir de descontos em mais de 200 parceiros e experiências exclusivas.
Por fim, ao longo do ano, a companhia focou seus esforços em apoiar seus corretores parceiros por meio do Cresça com a Liberty, programa da seguradora que engloba todas as iniciativas com foco no desenvolvimento e reconhecimento dos parceiros.
Mais de 47 mil treinamentos foram realizados na plataforma digital da seguradora e mais de 20 mil corretores foram impactados pelas ações para impulsionar suas vendas.
Colaborando para o desenvolvimento sustentável
A seguradora lançou em 2020 seu projeto de compensação de carbono, em que foram compensadas mais de 6 mil toneladas de CO2 emitidas pelas operações de assistência da empresa em 2019.
A Liberty também promoveu iniciativas para ajudar grupos impactados diretamente pelas dificuldades e riscos da pandemia de COVID-19 em 2020. Durante o processo, a companhia doou 500 mil máscaras e, destas, 250 mil foram produzidas por artesãs para hospitais públicos. Além disso, a empresa promoveu uma ação de financiamento coletivo que arrecadou um total de R$113 mil convertidos em mais de 14 mil itens de higiene, destinados a idosos, e mais de 3 mil cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.