Hoje’ a comercialização de seguros massificados sofre concorrência feroz dos meios eletrônicos. E ainda existe tendência das vendas online crescerem. Nesse cenário’ os corretores podem fazer a diferença nos seguros voltados para a proteção pessoal-como seguro de vida e planos de previdência privada. A constatação foi feita pelo vice-presidente de previdência da Mapfre’ Eduardo Freitas’ durante a 16ª edição da Tribuna Livre’ promovida pela Camaracor-SP nesta segunda-feira’ 29 de abril.
Segundo Freitas’ a seguradora tem bastante interesse em ter como parceiros os corretores interessados em atuar com benefícios’ uma vez que diminui o interesse dos profissionais por esse ramo. Para o corretor’ disse o executivo’ é uma boa oportunidade também’ já que em outras carteiras (como auto) ele está cada vez mais ameaçado por outros canais de distribuição’ como vendas online e bancos. “Sugerimos que ele contate os clientes da carteira de auto e explique o seguro de vida e previdência. Não é um produto complexo e nem difícil’ e a seguradora dá apoio a ele na venda’ por meio de ferramentas como simuladores”’ disse.
Este ano a Mapfre já registra crescimento maior de vendas por meio docorretor de seguros.Segundo Dirceu Tiegs’ diretor geral da companhia’ houve aumento de 35% no canal corretor e de 20% no canal bancos.
Entre as novidades anunciadas pelos executivos estão a expectativa de começar a operar no ramo saúde ainda neste ano. “Terminamos a constituição jurídica da empresa de saúde e vamos à ANS protocolar o pedido de operação”’ afirmou Tiegs. A ideia é começar a empresa “do zero”’ ou seja’ sem adquirir alguma companhia já existente no ramo.
Outra novidade é o desenvolvimento de um sistema de cotação de preço do seguro auto no site da Mapfre. A ideia é que’ no momento de fechar a apólice’ o consumidor será encaminhado para o corretor parceiro mais próximo’ de acordo com o CEP do cliente. Os corretores também poderão disponibilizar o sistema em seus próprios sites. “Vamos perseguir a meta de ser a maior companhia em seguro auto no Brasil”’ comentou o diretor geral.
O Brasil representa20% do faturamento da Mapfre no mundo. De três meses para cá’ foi adotado o uso de três idiomas oficiais na empresa – espanhol’ inglês e português’ devido a representativa alcançada pelo Brasil no grupo. Em 2012’a companhia somou R$ 11 bilhões de reais em prêmios emitidos no Brasil e 16 mil corretores cadastrados. A cada mês’ 100 novos são cadastrados’ em média.[2]
“Em 2016 seremos um dos principais responsáveis pela empresa’ pois temos crescimento anual de 22%”’ indicou Tiegs. No mundo todo’ a Mapfre somou 25 bilhões de euros de faturamento’ está presente em 46 países por meio de 5 mil sucursais e ao todo possui 35 mil colaboradores. Para acompanhar o grupo’ de dois a três anos a unidade brasileira deixará de usar a palavra “seguros” na marca. Será apenas Mapfre’ formato usado nas unidades ao redor do mundo.
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