MERCADO DE SEGUROS DE TRANSPORTES DEVERÁ CRESCER 20% EM 2013

0
187

 

As estimativas indicam que 2013 será um ano promissor para o mercado de seguros de transportes. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg)’ a estimativa de crescimento para os ramos de transportes é de 20%’ com prêmios equivalentes a R$ 4’3 bilhões em 2015.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP – órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado segurador brasileiro’ em 2012 o ramo de transporte nacional movimentou cerca de R$ 743 milhões em prêmios de seguros. Enquanto o mercado encerrou 2012 com uma sinistralidade média de 71%’ no mesmo período’ a Yasuda Seguros S.A.’ subsidiária da Sompo Japan Insurance Inc. – um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo – registrou sinistralidade média anual de 39%. 

“Investimos em nossos serviços e’ em 2013′ temos o desafio de 20% de crescimento na carteira de transportes. A parceria com corretores de seguros e a confiança de nossos segurados são sinais de boas perspectivas para o cumprimento da meta”’ diz Maurício Caputo’ gestor da Unidade de Transportes da Yasuda Seguros. 

O seguro para transportes garante ao segurado a indenização por prejuízos causados em acidentes durante o transporte dos bens segurados em viagens terrestres’ áreas ou aquaviárias. Ele é composto por uma cobertura básica que inclui incêndio’ raio ou explosão’ tombamento do veículo’ colisão’ abalroamento’ colisão’ queda’ entre outros’ e pode ser complementado com coberturas adicionais e mais específicas para os riscos e necessidades da empresa segurada. 

Seguro de Transportes vs Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador – Há quem confunda as duas modalidades de seguros ou mesmo ache que uma complemente a outra. No entanto’ há diferença. O seguro de transportes é normalmente contratado pelo dono da carga’ e a contratação é obrigatória para pessoas jurídicas – exceto órgãos públicos. Enquanto o seguro de responsabilidade civil dos transportadores também obrigatório deve ser contratado pela empresa de transporte legalmente constituída.

Controle e Prevenção de Perdas – A Yasuda Seguros proporciona aos segurados serviços diferenciados de prevenção de perdas através de uma equipe própria e especializada em logística’ mitigando os riscos existentes em suas operações com foco em prevenção de incidentes e sustentabilidade dos processos. 

Por entender que o trabalho de Gerenciamento de Riscos não deve ficar focado somente no risco de roubo de carga’ pois existem diversas operações em que o problema não é o roubo da mercadoria’ a Companhia criou serviços diferenciados com foco na análise de toda a operação logística do segurado’ desde a saída da matéria prima no exterior até a entrega do produto no cliente final. 

A Yasuda Seguros oferece consultoria e assessoria na avaliação de prestadores de serviços de Gerenciamento de Riscos; assistência de carga e descarga nos portos e aeroportos; prevenção de Perdas para Roubo’ Acidentes e Avarias’ com enfoque em treinamento de direção preventiva’ direção econômica’ auditoria dos processos das Gerenciadoras de Riscos’ relatório periódico de frequência de sinistros e acompanhamento das operações in loco; Prevenção de Perdas para projetos especiais que necessitem de soluções e acompanhamento profissional; e ainda a Inspeção de Riscos – trabalho em campo para levantamento dos pontos positivos e vulneráveis da operação’ com apresentação e recomendação das melhores medidas que tragam benefícios logísticos aos segurados com baixo investimento.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.