MERCADO DE SEGUROS DISCUTE ASPECTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

0
212

A cidade do Rio de Janeiro foi palco de debates sobre os impactos jurídicos e operacionais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)’ ontem (27/05)’ com a presença de vários representantes do mercado de seguros e de setores ligados à Sustentabilidade. Na abertura dos trabalhos’ a diretora Executiva da CNseg’ Solange Beatriz’ enfatizou os diversos aspectos da questão’ a partir da Lei 12.305/10′ que estabelece o marco regulatório para a área de Resíduos Sólidos.

Segundo Solange Beatriz’ entre os principais objetivos da PNRS’ está a não-geração’ redução’ reutilização’ reciclagem e tratamento de resíduos sólidos’ a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos’ a racionalização do uso dos recursos naturais no processo de produção de novos produtos’ bem como a intensificação de ações de educação ambiental’ aumento da reciclagem no país’ entre outros pontos.

Ainda de acordo com a diretora da Confederação’ a PNRS institui a Responsabilidade Compartilhada. “Ou seja’ empresas’ governo e consumidores’ todos são solidariamente responsáveis pelos resíduos sólidos que geram e os consumidores deverão acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos como latas’ papel ou papelão’ vidros’ resto de comida”’ diz.

Dividido em três painéis’ o evento abordou aspectos gerais da PNRS’ implicações jurídicas para as empresas de seguros e a integração nas operações do setor. À tarde’ foi a vez de abrir a pauta das discussões para a reciclagem de peças automotivas’ passando pela questão do desmonte ilegal. Por fim’ foi explanado um panorama geral sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental sob a ótica da PNRS.

O encontro foi realizado pela CNseg em parceria com a Escola Nacional de Seguros. Entre os presentes’ a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente’ Mariana Meirelles’ o diretor do Centro de Experimentación e Seguridad Vial da Argentina’ Fabián Pons’ além do coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Susep’ Gustavo Adolfo Araújo Caldas’ entre outros.

 

Portal Segs

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.