Nesta segunda-feira’ 04′ em Fortaleza’ será lançado o quinto volume do livro Serviços Financeiros – da coletânea Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas’ do Sebrae’ no V Fórum Banco Central Sobre Inclusão Financeira. O livro conta com o artigo Cadastro Positivo também é aliado do micro e pequeno empreendedor’ de autoria do diretor de Cadastro Positivo’ Laércio de Oliveira Pinto.
Historicamente’ o acesso ao crédito é essencial para o desenvolvimento da economia em qualquer parte do mundo. Mas a falta de garantias e informações sobre pessoas e empresas – principalmente micro e pequenas – tendem a reduzir ou burocratizar a concessão’ imobilizando esse mercado. O compartilhamento de informações sobre a reputação de pessoas físicas e jurídicas pelos credores é o caminho mais viável para o combate à assimetria de dados e para a consequente alocação mais eficiente do crédito.
No Brasil’ um dos principais obstáculos ao avanço do crédito é justamente a falta de informações confiáveis sobre as atividades financeiras do pequeno empreendedor’ aliada aos baixos valores financiados e ao elevado custo operacional dos credores. A implantação do crédito em escala mais ampla e a juros mais baixos’ destinado às MPEs – que representam mais de 98% dos estabelecimentos formais do país e precisam dos recursos para desenvolver seus negócios –’ requer uma compreensão abrangente’ por parte de quem financia. E este conhecimento passa’ invariavelmente’ pelo cadastro positivo.
“O Cadastro Positivo promove a expansão do crédito para os consumidores e micro e pequenas empresas de forma sustentável’ com significativos ganhos em termos de custos e agilidade’ para as concedentes e tomadores de crédito”’ diz o diretor de Cadastro Positivo da Serasa Experian’ Laércio de Oliveira Pinto.
O micro e pequeno empreendedor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades ou no site da Serasa Experian www.cadastropositivo.com.br e nas agências bancárias. Se for por meio do site’ autorização do deve ser feita com o uso do Certificado Digital. Caso o cidadão opte por fazer a adesão ao Cadastro Positivo’ em uma agência da Serasa Experian’ ele deverá apresentar um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada.