MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES PODEM SER BENEFICIADOS COM O CADASTRO POSITIVO

0
260

Nesta segunda-feira’ 04′ em Fortaleza’ será lançado o quinto volume do livro Serviços Financeiros – da coletânea Pequenos Negócios – Desafios e Perspectivas’ do Sebrae’ no V Fórum Banco Central Sobre Inclusão Financeira. O livro conta com o artigo Cadastro Positivo também é aliado do micro e pequeno empreendedor’ de autoria do diretor de Cadastro Positivo’ Laércio de Oliveira Pinto.

Historicamente’ o acesso ao crédito é essencial para o desenvolvimento da economia em qualquer parte do mundo. Mas a falta de garantias e informações sobre pessoas e empresas – principalmente micro e pequenas – tendem a reduzir ou burocratizar a concessão’ imobilizando esse mercado. O compartilhamento de informações sobre a reputação de pessoas físicas e jurídicas pelos credores é o caminho mais viável para o combate à assimetria de dados e para a consequente alocação mais eficiente do crédito. 

No Brasil’ um dos principais obstáculos ao avanço do crédito é justamente a falta de informações confiáveis sobre as atividades financeiras do pequeno empreendedor’ aliada aos baixos valores financiados e ao elevado custo operacional dos credores. A implantação do crédito em escala mais ampla e a juros mais baixos’ destinado às MPEs – que representam mais de 98% dos estabelecimentos formais do país e precisam dos recursos para desenvolver seus negócios –’ requer uma compreensão abrangente’ por parte de quem financia. E este conhecimento passa’ invariavelmente’ pelo cadastro positivo.

“O Cadastro Positivo promove a expansão do crédito para os consumidores e micro e pequenas empresas de forma sustentável’ com significativos ganhos em termos de custos e agilidade’ para as concedentes e tomadores de crédito”’ diz o diretor de Cadastro Positivo da Serasa Experian’ Laércio de Oliveira Pinto. 

O micro e pequeno empreendedor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades ou no site da Serasa Experian www.cadastropositivo.com.br e nas agências bancárias. Se for por meio do site’ autorização do deve ser feita com o uso do Certificado Digital. Caso o cidadão opte por fazer a adesão ao Cadastro Positivo’ em uma agência da Serasa Experian’ ele deverá apresentar um documento de identidade original com foto ou cópia autenticada. 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.