Revista Segurador Brasil

Ministério da Agricultura e FenSeg fecham acordo para certificação em seguro rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou convênio com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) para que a entidade atue na certificação de cursos voltados para profissionais do seguro rural. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 131/2021 foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 17.

A acreditação é obrigatória para instituições que desejam oferecer cursos com certificados válidos no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O processo garante que a qualidade dos cursos seja respeitada e contribuirá para capacitar os peritos e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente com o atendimento aos agricultores participantes do programa.

O Acordo de Cooperação Técnica com a FenSeg deve fomentar o aumento da qualidade dos serviços ofertados pelos profissionais que atuam com seguro rural no Brasil. “O produtor precisa de um atendimento de excelência, desde o momento da comercialização da apólice, quando deve ser explicado de forma detalhada as coberturas e demais características do produto, até uma possível vistoria em caso de sinistro. Garantir isso é um grande avanço para os produtores rurais”, afirma Pedro Loyola, Diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa.

 Com a expansão do mercado de seguros agrícolas, cresce a preocupação das empresas em garantir a qualidade do atendimento aos segurados, principalmente quando se trata das atividades de campo. O trabalho inclui a realização de vistorias por peritos especialistas, para verificação das lavouras ou apuração de perdas causadas por eventuais sinistros.

“Expandir a capacidade de atendimento no campo, com o aumento do número de peritos capacitados, garante a qualidade e a segurança necessárias ao negócio. Esse tem sido um grande desafio para o mercado segurador. Assim, o acordo de cooperação firmado entre o Mapa e a FenSeg vem ao encontro dessas necessidades. Buscamos a excelência do atendimento de campo, adequando o equilíbrio entre capacidade, padrão e qualidade dos serviços prestados por esses profissionais”, explica Daniel de Pauli, coordenador do grupo de trabalho de Sinistros Rurais da FenSeg.

Sair da versão mobile