Lançada recentemente, a empresa de assistência e plano funerário Prabem chega trazendo inovações em um mercado tão tradicional. Com grandes investimentos em tecnologia, ela é pioneira na venda de serviços 100% online, com planos de cobertura nacional, que incluem cremação e assistência funeral pet, entre outros benefícios.
Além da tristeza pela perda de uma pessoa, o momento do luto é ainda mais difícil pela quantidade de decisões e burocracias que envolvem a morte. Com a pandemia, o sistema funerário ficou muito sobrecarregado e, nessa hora, quem não tem um plano paga muito caro pelos serviços de translado, ornamentação, urna e demais documentações, ou depende do sistema municipal para fazer a cremação ou o sepultamento. Os planos funerários foram criados para atender essas demandas, 24 horas por dia, cuidando de todo o processo de preparativos de velório e sepultamento ou cremação.
“A missão da Prabem é proteger e amparar as famílias em um dos piores momentos da vida delas. O que buscamos, por meio de nosso trabalho, é amenizar, o quanto for possível, o sofrimento das pessoas na hora do luto, oferecendo planos acessíveis e com benefícios em vida”, diz Vinicius Chaves Mello, diretor-executivo do grupo Riopae, que administra a Prabem.
Os planos funerários da Prabem podem ser adquiridos com preços menores que os do mercado, a partir de R$ 8,11. Além da assistência funeral completa, os planos contam com diferenciais, como seguro de vida e de acidentes pessoais para o titular do plano, participação em sorteios semanais e acesso ao clube de vantagens, com descontos em estabelecimentos como Carrefour, Avon e Centauro. Todos os planos oferecem também cremação, ao associado e aos dependentes – que não precisam ter vínculo familiar – e assistência pet, que garante um funeral digno aos animais de estimação.
Para o lançamento da marca, o valor investido de R$ 500.000,00 foi direcionado para aquisição da plataforma tecnológica, contratação de pessoas e ações de marketing e divulgação, para que todo o serviço seja online e com suporte 24 horas. Para a campanha de marketing foi escolhido o personagem Nerso da Capitinga, interpretado pelo ator Pedro Bismarchi. Famoso pelo bordão “morreu!”, ele aparece no site e nos materiais de divulgação tratando o tema de forma direta e simples.
A morte é um assunto que as pessoas não gostam de pensar e, por isso, não buscam se informar sobre o assunto e evitam planejar esse momento. Além disso, a abordagem na hora de oferecer um plano causa desconforto, pois geralmente é através de ligações ou e-mail. “Acreditamos que o e-commerce seja uma opção menos invasiva, já que os serviços ficam à disposição para a contratação de forma totalmente online, mas com todo o suporte necessário para quem tiver dúvidas. Estamos entrando agora no mercado paulista e, embora os planos tenham cobertura nacional, faremos o lançamento em outros estados, ainda neste ano. Além dos mais de 120 mil clientes atuais, nossa meta é atingir 150 mil vidas protegidas até o final de 2022”, pontua Vinicius.
Ainda de acordo com ele, “ter um plano funerário tanto traz a segurança e a tranquilidade de contar com os serviços necessários na hora da perda de um parente, quanto garante que nossos familiares estarão amparados, caso aconteça uma fatalidade conosco”, conclui.