PROTEGER O CPF CUSTA POUCO

0
207

A cada 14’8 segundos’ uma pessoa é vítima de fraude no país. E diante de uma indústria que está a todo vapor’ criando novas formas de golpes com grande rapidez’ o consumidor deve ficar atento. Em alguns casos’ o consumidor não precisa fazer nada para ser vítima de um golpe. Foi o que aconteceu com o consultor de segurança da informação’ o seu Edison Fontes’ que descobriu duas linhas de telefone cadastrada em seu CPF por meio de um serviço da Serasa Experian que monitora 24 horas o CPF’ o MeProteja.

O MeProteja avisa o cidadão por e-mail e mensagem no celular (SMS) toda vez que o CPF dele for consultado na hora de uma compra no comércio ou empréstimos em bancos. É um alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento’ se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência. O MeProteja também informa ao consumidor a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados com seu CPF. Parcelas atrasadas que podem gerar negativação também são comunicadas. O cidadão pode adquirir um serviço da Serasa Experian pagando de R$19’90 a R$10’00 por mês’ dependendo do plano.

“Se não fosse o MeProteja’ teria enfrentado uma dor de cabeça muito maior”’ diz Fontes. O consultor’ ao entrar em contato com a central de atendimento da empresa de telefonia’ teve que atender uma série de exigências para tentar desfazer a fraude’ o que não foi possível. “Os fraudadores estavam pagando as contas das linhas telefônicas em dia. Tinha coisa muito pior aí por vir”’ conta. 

“Nós olhamos o seu CPF por você”’ diz a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian’ Maria Zanforlin. “O MeProteja é a segurança do seu nome limpo 24 horas”.

Os avisos sobre compras ou empréstimos que tenham sido realizadas no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone da Serasa Experian. Caso o consumidor não reconheça a transação sobre a qual foi avisado’ ele poderá ligar à Serasa Experian. De imediato’ a Serasa Experian entrará em contato com o estabelecimento para verificar se se trata ou não de tentativa fraude.

O procedimento para obter o benefício é simples: o consumidor deve acessar o link http://serasaconsumidor.com.br/meproteja’ fazer seu cadastramento. O monitoramento do CPF é imediatamente ativado. O serviço é contratado por assinatura’ com vigência de até um ano’ com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.

Após algumas horas’ a pessoa receberá um relatório (veja modelo abaixo) no qual constará a existência ou não de outras pendências financeiras registradas na Serasa Experian; se há empresas abertas por aquele CPF e quais números de telefones fixos foram cadastrados no documento e quais empresas o consultaram nos últimos quatro meses. Um novo relatório será gerado a cada 15 dias’ mesmo que não hajam notificações a serem feitas’ garantindo a tranquilidade do usuário. 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.