RECEITA PREPARA CONSULTA AO SEGUNDO LOTE DE RESTITUIÇÕES

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A Receita Federal prepara a liberação da consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. O dinheiro será depositado no banco no próximo dia 15. A expectativa é que a consulta possa ser liberada na semana que vem’ mas a Receita pode antecipá-la’ já que todas as declarações foram processadas’ conforme informou a própria Receita Federal.

Ao todo’ são sete lotes regulares. O último está previsto para 16 de dezembro. O calendário de restituição está no Ato Declaratório 3 da Receita Federal publicado no Diário Oficial da União. Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extrato no site da Receita para verificar por que caiu na malha fina.

Quem identificou algum erro deve enviar uma declaração retificadora. O extrato da declaração é disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) no qual se encontram outras informações relativas ao imposto de renda.

Para utilizar o e-CAC é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código’ o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios.

Com o código’ o contribuinte pode fazer a autorregularização caso encontre algum erro.

O tamanho dos lotes depende das disponibilidades do Tesouro Nacional. No primeiro’ foram creditadas restituições de um total de 1’9 milhão de contribuintes’ no valor de R$ 2’7 bilhões’ já corrigidas em 1’6%.

Para saber se houve a declaração liberada’ o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS’ que facilitam a consulta.

A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo’ deverá requerê-la por meio da internet’ mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição’ ou diretamente no e-CAC’ no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado’ o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais)’ 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos)’ para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança’ em seu nome’ em qualquer banco.

 

 

Agência Brasil

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