Revista Segurador Brasil

Sompo Seguros projeta expansão de 14% na carteira Automóvel em 2020

Depois de alcançar 19,2%, a maior expansão entre as dez maiores companhias no ramo Automóvel, seguradora consolida sua estratégia para 2020 com a manutenção da política de gestão de carteira e a continuidade de lançamento de produtos e serviços flexíveis que se adequam às necessidades de diferentes perfis de clientes 

A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, investe na expansão da carteira Automóvel e tem perspectiva de alcançar 14% de crescimento em 2020. “O novo seguro Automóvel da Sompo, lançado em 2019, teve uma excelente receptividade. Com as várias novidades implementadas e com uma política de negócios bastante estratégica, a companhia cresceu de forma sustentável muito acima do mercado na área de Automóvel e também teve a carteira com a maior expansão entre as dez maiores do ranking. Em 2020, a Sompo Seguros deve superar R$ 1,1 bilhão em Prêmios Emitidos no ramo Automóvel”, destaca Adailton Dias, diretor executivo de Produtos e Resseguros da Sompo Seguros.

Em 2019, a companhia consolidou a estratégia de expansão no segmento Automóvel e alcançou 19,2% de crescimento. A companhia totalizou R$ 963 milhões em Prêmios Emitidos no segmento Automóvel no ano passado contra R$ 808 milhões em 2018. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o mercado de Seguro Automóvel brasileiro apresentou um crescimento de 0,5% e passou de R$ 36 bilhões em 2018 para R$ 36,2 bilhões em 2019.

“Tivemos um grande projeto, que foi o lançamento do novo Auto Sompo Seguros. Viajamos para diversas cidades em todo o país para apresentar a novidade aos mercados locais”, observa Rogério Santos, diretor da área Automóvel da Sompo Seguros. “Dentro de nossa estratégia de crescimento sustentável adotamos a reestruturação total do portfólio trabalhando em todas as áreas que compõem nosso ecossistema, implementando políticas sólidas de precificação, subscrição e gerenciamento. O valor agregado do novo produto foi imediatamente percebido por nossos corretores e segurados. E isso teve um impacto positivo muito significativo. Para este ano temos projetos para a manutenção desta estratégia e implementação de novos produtos e serviços”, complementa.

Dinamismo

Implementar serviços diferenciados e produtos flexíveis que permitem adequar a contratação às necessidades de cobertura de cada perfil de segurado foi a estratégia estabelecida que resultou o crescimento da carteira Automóvel da Sompo Seguros em 2019.

A companhia lançou em março o Auto Sompo. Desenvolvido para atender a um aumento na demanda por produtos de fácil contratação, que atendam a diferentes necessidades, o Auto Sompo é um produto moderno e flexível, de aceitação simples, que traz um processo ágil para a cotação e emissão de apólice. Além disso, o produto vem com mais amplitude na aceitação de veículos de passeio e carga (nacionais e importados), limites de coberturas, flexibilização dos percentuais da FIPE e adequação e simplificação das franquias.

Outra novidade foi que a companhia internalizou a gestão do serviço de Assistência 24 Horas do ramo Automóvel. Por meio de uma parceria estratégica, a Sompo investiu em toda a infraestrutura necessária e o atendimento ao cliente do serviço de Assistência 24 Horas agora acontece dentro de suas instalações. Todo o trabalho dos profissionais (operadores, coordenadores, supervisores, back office e suportes operacionais) é acompanhado de uma equipe da Sompo formada por um gestor da operação, além de executivos responsáveis pela área de Experiência do Cliente e área Técnica do Produto Automóvel.

“O cenário desfavorável no mercado automobilístico e a forte concorrência na área de seguro Automóvel nos trouxe um panorama bastante desafiador. Mas nossa estratégia para 2019 funcionou de forma excepcional. Com os nossos planos em andamento e a perspectiva de aquecimento da economia, nossa meta é novamente ter um crescimento acima do mercado e aumentar ainda mais nossa presença no segmento Automóvel”, conclui Dias.

Mercado Automobilístico

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil fechou o ano de 2019 com 2,57 milhões de autoveículos licenciados, o que representa um aumento de 8,6% em relação a 2018. Com isso, o mercado interno foi o grande responsável pelo crescimento de 2,3% na produção acumulada do ano, apesar da baixa de 31,9% nas exportações provocada pela crise argentina. A Anfavea ainda prevê aumento de 9,4% no licenciamento de autoveículos e de 7,3% na produção de veículos em 2020.

Sair da versão mobile