A bagagem está no porta-malas e todo mundo feliz a caminho de dias de descanso no feriado prolongado. No meio da viagem o indicador mostra a temperatura do motor lá em cima’ os pneus com problemas e o freio está esquisito. Conheça os três problemas que mais deixam os motoristas a beira da estrada e acabam com os planos de uma viagem tranquila. Antonio Cesar Costa’ consultor técnico da Oficina Brasil – maior rede de franquias de serviços automotivos do Brasil – montou uma lista com os principais problemas e soluções.
• Freios- Outro cuidado que o motorista precisa ter antes de pegar uma estrada e que deixa muitos na mão’ é o relacionado ao sistema de freios. Peças desgastadas ou com vazamentos’ além de por em risco a segurança’ podem causar transtornos durante a viagem’ e aquilo que deveria ser só lazer’ termina em cima de um guincho. Ao pisar no pedal de freio acionamos as quatro rodas e uma quantidade considerável de peças que precisam estar em boas condições. Se a viagem inclui trechos em serra ou grande declives’ o sistema de freios tem uma importância ainda maior e deve ser usado junto com o freio motor (descer com uma marcha engatada). Os problemas mais comuns são o superaquecimento das peças de atrito causando uma fadiga dos materiais e a ebulição do fluido de freios ( quando este está contaminado). Faça sempre a manutenção preventiva do sistema’ obedecendo o que é indicado no manual do proprietário.
• Arrefecimento- Verificar o nível e a qualidade do liquido do arrefecimento’ também conhecido como “água do radiador”. O sistema de arrefecimento é responsável pela manutenção da temperatura ideal de funcionamento do motor. Caso esse sistema esteja com problemas’ durante a viagem’ onde o motor atinge altos giros ou mesmo quando enfrentamos um engarrafamento na estrada’ pode ocorrer o superaquecimento do motor entrando esse liquido em ebulição – o motor “ferver”. Isso danifica o motor’ principalmente o cabeçote que pode vir a empenar. Nesse caso o prejuízo ao bolso é bem salgado.
• Pneus – Pneus desgastados com pouca borracha e profundidade de sulco ‘ além de diminuir a adesão ao solo’consequentemente diminuindo também a segurança’estão mais sujeitos a penetração de objetos perfurantes’ obrigando a paradas para troca de pneus. É bom revisar os pneus antes de enfrentar uma estrada’ verificando seu desgaste e profundidade’ assim como a calibragem correta’ levando-se em conta o peso com o qual se vai viajar. Verificar também o estepe’ primeiro para se certificar que ele realmente está onde deveria( existe uma crescente onda de furto de estepes) e segundo verificar se sua calibragem está de acordo (nada mais desagradável do que descobrir que o estepe está “murcho” no meio da estrada).
De uma forma geral’ antes de “pegar” a estrada é preciso ter a certeza de que o veículo está em boas condições. Para tanto uma visita ao mecânico é sempre aconselhável. Itens como palhetas’ lâmpadas’ chave de roda’ marcador de combustível’ itens de sinalização obrigatória como triangulo e pisca alerta além de uma documentação em dia’ também devem ser observados antes da viagem.