VAREJO DEVE CRESCER 6’3% EM 2013

0
292

Três áreas devem continuar com desempenho de negócios acima da média no Brasil’ como já ocorreu no ano passado: tecnologia da informação’ construção e varejo. A constatação é de Raimundo Godoy’ sócio e diretor-técnico do Instituto Aquila’ consultoria de gestão com sede nacional em Minas Gerais e internacional na Suíça.

"Os bons resultados do varejo decorrem dos programas compensatórios de renda’ como o Bolsa Família’ e do aumento real do salário-mínimo nos últimos anos. O aquecimento do comércio’ por outro lado’ se reflete positivamente sobre a área de serviços’ como é o caso das empresas de TI"’ salienta Godoy.

A expectativa é que o varejo cresça 6’3% em 2013′ graças ao aumento de renda e a alta do consumo da classe C. Já a construção civil deverá crescer 4% este ano por conta dos incentivos como desoneração tributária e ampliação do crédito imobiliário federal. 

A expansão da área de tecnologia pode variar entre 5 e 12%’ impulsionado pelo crescimento do setor de serviços que deverá ampliar a demanda por soluções em tecnologia’ como telefonia’ transmissão de dados e arquivamento de informações.

Um dos destaques em alta tecnologia é a mobilidade’ inclusive para o acesso à Internet. "O crescimento no mercado de smartphones tende a ser muito mais intenso do que o de computadores pessoais e notebooks."

O consultor ressaltou’ contudo’ que somente um ritmo mais consistente de negócios na indústria elevaria o Produto Interno Bruto (PIB) além do registrado nos últimos anos. Em 2012′ o comércio eletrônico’ por exemplo’ registrou alta de 29% segundo a ABCom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). A construção civil cresceu apenas 1’4% no mesmo período de acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção)’ mas a expansão no ritmo dos empregos formais chegou a 3%.  O consultor ressaltou’ contudo’ que somente um ritmo mais consistente de negócios na indústria elevaria o Produto Interno Bruto (PIB) além do registrado nos últimos anos. 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.