A Fujitsu’ fornecedora líder de soluções corporativas baseadas em tecnologia da comunicação e da informação para o mercado global foi escolhida pela Yasuda Seguros’ subsidiária de um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo’ a Sompo Japan Insurance Inc.’ como parceira em soluções de TI para impulsionar seu crescimento no mercado brasileiro.
O primeiro passo dado foi a modernização do legado de aplicações da seguradora’ sediada em São Paulo e presente no mercado brasileiro há mais de 50 anos.
A empresa armazenava os seus principais dados de negócio em uma plataforma de aplicações mainframe’ que rodava há mais de quatro décadas. Mesmo a plataforma operando com segurança e conformidade’ a equipe de TI via a necessidade de reduzir custos e modernizar os processos para que as operações fossem mais rápidas e realizadas com maior estabilidade e agilidade. Havia também o objetivo de reduzir o tempo gasto na janela de processamento das apólices’ o que aumentaria o tempo hábil para fechar negócios.
Existia’ porém’ uma grande preocupação em relação ao processo’ pois o mesmo envolvia o core business do cliente’ como emissão de apólices de seguros’ pagamentos de corretores’ relatórios para agências regulatórias’ integração com bancos e companhias de impressão de documentos além das várias interfaces com soluções de aplicação e de middleware da empresa. A empresa não poderia correr o risco de perder dados e o sistema não poderia sofrer paradas durante a migração.
A solução apresentada pela Fujitsu foi migrar a plataforma mainframe para a plataforma Windows.NET e SQL Server. Para a migração do sistema foram utilizadas as linguagens NetCobol for .NET e C# em conjunto com soluções de migração específicas para plataforma mainframe como o NeoBatch’ NeoSort e NeoData’ totalmente integradas ao ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual Studio 2010.
Todo o projeto de migração levou cerca de um ano e meio’ entre conversão’ testes e ajustes para que o “turn-key” acontecesse em apenas um final de semana. “Estudamos durante todo esse tempo a melhor maneira de trocar a plataforma com o mínimo de impacto aos usuários e que fosse realizado num curto espaço de tempo”’ ressalta Armando Yoshicatsu Miyoshi’ diretor de vendas de serviços da Fujitsu.
Ele disse ainda que não foi necessário fazer treinamento com o usuário final’ pois após a migração o sistema continua sendo operado de forma similar ao antigo e que durante a migração não houve necessidade de “freeze” no processo de manutenções do sistema que puderam ser continuadas pela equipe do cliente.
A migração das plataformas aconteceu em novembro de 2012 e após três meses já é possível ver resultados significativos:
– Houve redução significativa do custo de propriedade
– Maior qualidade e estabilidade do sistema
– O acesso aos serviços web se tornou mais rápido para o consumidor
– Houve redução no tempo total de rotinas de fechamento: -50% diário e -70% mensal
– A empresa tem acesso mais rápido aos seus resultados
– O novo sistema roda em plataforma web’ portanto não se restringindo mais a apenas acessos internos da rede do cliente (distribuição mais ágil de serviços)
Para a Yasuda Seguros’ o sucesso do projeto se deu pela sinergia entre a Yasuda e a Fujitsu em todo o processo de implantação e a customização da solução de acordo com a realidade da empresa.