Revista Segurador Brasil

Zurich Seguros cresce no canal corretor e reforça presença regional com foco no cliente, no corretor e na sustentabilidade

Com crescimento robusto nas regionais, companhia acelera agenda sustentável e reforça resposta humanitária

A estratégia de crescimento no varejo e expansão territorial da Zurich Seguros segue em ritmo acelerado. A companhia finalizou o primeiro semestre de 2025 com alta de 24,2% em prêmio emitido via canal corretor em comparação ao mesmo período de 2024, resultado de uma combinação de ações de relacionamento, diversificação de portfólio e reforço da presença regional.

O avanço foi sustentado pela ampliação da base de parceiros, com aumento de 19% no número de corretores cotando Auto Individual – produto considerado chave para o crescimento da companhia no mercado. Essa evolução reflete o estabelecimento de relacionamento próximo com o corretor Zurich e a intensificação da atividade comercial em todas as diretorias comerciais regionais.

Em destaque, a Diretoria Regional São Paulo apresentou o maior crescimento, com alta de +71,4% em prêmio emitido em relação ao primeiro semestre de 2024. Em seguida, vieram São Paulo Interior (+17,8%) e MG/CO (+14,5%). Confira os principais destaques em cada região:

•           São Paulo Capital: impulsionada por Seguros Corporativos como Patrimonial (+447,7%) e Linhas Financeiras (+162,9%), além do Auto Individual (+59,8%).

•           São Paulo Interior: crescimento sólido com destaque para Garantia (+55,1%) e Residencial (+27,8%); Filial Campinas com ampliação de +21,8% em negócios.

•           Minas Gerais/Centro-Oeste: performance puxada por Garantia (+227,0%) e Frota (+105,5%); Filial Belo Horizonte teve crescimento expressivo de +30,5%.

•           RJ/ES/N/NE: destaque para Patrimonial (+229,2%) e Residencial (+23,9%); Filial Rio de Janeiro registrou expansão de +21,3%.

•           Sul: Garantia (+81,8%) e Residencial (+18,8%) sustentaram o resultado; região mantém perfil multiproduto e forte representatividade no portfólio da companhia.

Com relação aos produtos, os seguros corporativos foram protagonistas no território nacional, em alta se destacaram: Patrimonial (+186,5%), Linhas Financeiras (+112,9%), Frota (+57,7%) e Garantia (+40,4%). Nos seguros pessoais, destacam-se: Residencial (+19,6%), Auto Individual (+11%) e Vida (+6,5%). O auto individual, por sua carteira mais ampla, seguiu como carro-chefe, com crescimento de 13,5% na média diária de cotações e 9,6% na volumetria de itens vigentes.

A Zurich também segue expandindo sua atuação sustentável. Produtos como o Zurich Residência já oferecem diferenciais como descarte ecológico, coberturas para placas solares e carregadores de veículos elétricos, além da compensação de carbono na assistência 24h – benefício também disponível no Zurich Automóvel, em que os serviços de assistência e carro reserva contam com compensação de carbono desde 2023, ampliada para o seguro residencial em 2024.

‘’Esse primeiro semestre comprova que nossa estratégia está no caminho certo: direcionamos a atuação comercial de forma mais estratégica, ampliamos nossa capilaridade e fortalecemos a proximidade com os corretores, que são nossos principais parceiros de negócios’’, afirma Marcio Benevides (foto), diretor executivo de Distribuição da Zurich Seguros. 

Segundo Benevides, a companhia vem evoluindo com muita constância na atividade comercial e na regionalização da marca, tornando a seguradora cada vez mais presente da vida e no dia a dia do corretor e dos clientes.

“Avançamos na execução do nosso plano de expansão geográfica, com a consolidação nacional da Filial Digital e o fortalecimento de regiões-chave, sempre com foco em oferecer uma jornada mais simples, ágil e personalizada. A seguradora tem como objetivo crescer mais do que em números; queremos construir um relacionamento duradouro, diversificando a carteira dos parceiros de negócio e expandindo a presença da Zurich em todo o país”, ressalta o diretor.

Presença nacional com impacto

Marcio Benevides pontua ainda que, para além da presença comercial, a Zurich reconhece a importância de apoiar as comunidades em que a seguradora está presente, em linha com a estratégia de Sustentabilidade adotada há anos pela empresa.

“A companhia mantém projetos de impacto social e ambiental por todo o território nacional, desde o Tocantins, com o projeto Fonte de Futuro, que leva água tratada a escolas públicas sem acesso ao recurso, até Minas Gerais, com o Zurich Forest, projeto que se propõe a restaurar o bioma da Mata Atlântica na região de Aimorés”, relembra o executivo.

Marcio destaca que uma das principais iniciativas da companhia com impacto nacional é o Fundo de Catástrofe, mecanismo empresarial de ajuda humanitária mantido pela Zurich Seguros e a Zurich Santander. O fundo é destinado a situações de calamidade pública e desastres naturais, e já foi mobilizado em diferentes ocasiões, incluindo as enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 e 2025, com envio de itens essenciais e apoio à reconstrução. No total, mais de 15 estados já foram contemplados pela iniciativa ao longo de mais de 6 anos.

“O Fundo de Catástrofe nasceu para dar uma resposta rápida e efetiva diante de tragédias climáticas e humanitárias. Estamos olhando para as regiões com um olhar para além do seguro, atuando para proteger e apoiar pessoas em situações de vulnerabilidade, principalmente aquelas que não podem contar com um seguro”, destaca Marcio.

Na visão da Zurich, o cenário segue favorável ao crescimento no canal corretor. O foco será intensificar o relacionamento com parceiros estratégicos, estimular a diversificação do portfólio e ampliar a capilaridade regional. “Nossa ambição permanece clara: ser a melhor seguradora para o corretor operar no Brasil. Com uma estrutura pensada para o dia a dia do corretor varejo, queremos ser uma seguradora que o corretor confia, recomenda e prioriza”, finaliza Marcio.

Sair da versão mobile