Promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, evento trouxe ícones da longevidade como Xuxa, Alexandre Kalache, Zezé Motta, Bruna Lombardi e Cissa Guimarães
Especialistas e personalidades se reuniram no Teatro Bradesco, em São Paulo, para o 16° Fórum da Longevidade Bradesco Seguros. Com a mediação da atriz e apresentadora Cissa Guimarães, o evento contou com debates, palestras e workshops sobre melhores práticas e soluções a respeito da Longevidade no Brasil e no mundo.
O médico epidemiologista e pioneiro no estudo das questões do envelhecimento, Alexandre Kalache, abordou a importância do envelhecimento saudável, apoiado na saúde física, mental e financeira. “Nesses 16 anos de vida longeva desse Fórum, aumentamos a expectativa de vida no Brasil em torno de cinco anos. É necessário trazer mais vida aos anos e não apenas mais anos à vida. Nós estamos vivendo mais, mas não necessariamente melhor. Portanto, o esforço deve ser conjunto para aumentar essa expectativa atrelada à qualidade” disse. Ainda segundo o especialista, é necessário que os mais jovens se unam aos mais velhos para combater o idadismo, preconceito por conta da idade.
Jorge Nasser, Diretor Presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, ressaltou que a longevidade não é mais um assunto do futuro, mas do presente. Já o Diretor-Presidente da Bradesco Saúde e MedService, Manoel Peres, destacou o importante papel da saúde para compor a qualidade de vida no envelhecimento.
A atriz, cantora e grande ícone da longevidade, Zezé Motta, foi uma das homenageadas da iniciativa e abordou sua trajetória. “Quando somos jovens, temos a expectativa de que ‘será que vamos chegar aos 60, 70, 80?’. E olha, aqui estou eu, aos 80! Sempre acordo e agradeço a oportunidade de viver mais um dia”. Já para a atriz Bruna Lombardi, para manter a longevidade é essencial aprender a administrar e equilibrar a inteligência emocional. “O grande caminho para a gente chegar a algum lugar na vida é o autoconhecimento. É você descobrir quem você é e vencer os rótulos que a sociedade tenta nos colocar”.
O evento contou também com painel que debateu o “Desafio da Longevidade no Aspecto Financeiro”, que, liderado pelo economista chefe do Bradesco, Fernando Honorato, o Diretor da Bradesco Vida e Previdência, Estevão Scripilliti, e o economista brasileiro, Fabio Giambiagi, ressaltou que ter um futuro financeiro saudável exigirá mais esforço e disciplina das próximas gerações.
A participação da pesquisadora sênior da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, ascendeu o debateu a respeito do “Envelhecimento e Otimismo”. Também houve a participação da apresentadora Xuxa, que reforçou a ideia de não haver limite de idade para quem quer viver e realizar. Em uma conversa com Cissa Guimarães, a eterna rainha dos baixinhos compartilhou seus cuidados com a saúde, que incluem prática de exercício, horas de sono e energia das pessoas e ambientes.
Outros temas relevantes, como “Prerrogativas de Autocuidado”, “Saúde e Bem-estar”, e a pesquisa “Revolução da Longevidade” foram contemplados no evento, com as ilustres presenças de Kiran Rabheru e Rita Almeida.