O universo digital já é uma realidade para o consumidor brasileiro. Por meio da Internet, pela comodidade, as atividades realizadas on-line são cada vez mais comuns. Essa transformação digital vem acompanhada do crescimento constante dos smartphones na rotina das pessoas. Para citar alguns dados, entre 2016 e 2017 houve um incremento de 4% na proporção de domicílios onde pelo menos um morador possui aparelho celular, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em contrapartida, o número cai para a telefonia fixa: de 34,5% para 32,1% de residências com um aparelho fixo em funcionamento.
O IBGE aponta ainda que, em 2017, cerca de 70% das residências brasileiras passaram a ter acesso à Internet, uma representatividade de 49,2 milhões de lares conectados, número expressivo comparado aos 44 milhões (63,6%) de lares registrados no ano anterior. “Um aparelho celular que oferece conectividade é considerado item imprescindível hoje. E um fator que contribui para alavancar a acessibilidade é o aumento das redes sem fio públicas, o que permite o uso de internet de forma gratuita”, comenta Rogério Guandalini, Diretor de Produtos e Marketing da Assurant, empresa especializada em gestão de risco e proteção de bens.
Na medida em que aumenta o uso e a importância de smartphones na vida das pessoas, cresce também a adesão a seguros para esses aparelhos. A Assurant registrou aumento significativo em seguros emitidos no primeiro semestre deste ano, comparando com igual período de 2016.
“Observamos que ainda há muito espaço para crescer e por isso investimos bastante na simplificação dos canais de venda para que os consumidores tenham cada vez mais autonomia para escolher o produto adequado às suas necessidades. Um exemplo disso é a oferta de seguro no momento da compra on-line do smartphone, facilidade que implementamos com vários de nossos parceiros varejistas”, explica Guandalini. Para o executivo, a disponibilidade simplificada de seguro traz benefícios para o consumidor, que consegue se proteger em poucos cliques, e para os parceiros, que ofereçam um serviço diferenciado visando atender essa crescente demanda, fidelizando os seus clientes.