O Brasil vive uma crise sanitária sem precedentes, com graves desdobramentos econômicos, sociais e mesmo políticos. Em momentos frágeis como esse, comportamentos éticos passam a ser ainda mais relevantes nas esferas pública e privada. As decisões tomadas em tempos de crise definirão o futuro e a sustentabilidade dos negócios no mundo pós-pandemia.
As atitudes éticas não surgem em meio à crise. Fazem parte da cultura da organização e são evidenciadas, ainda mais, em situações de adversidades. Refletem-se em decisões genuínas de apoio aos seus públicos e à comunidade, indo além do cumprimento das normas de compliance – quando as empresas agem em conformidade com regras e leis.
Na Seguros Unimed, a integridade da gestão é um dos pilares estabelecidos para o enfrentamento da crise decorrente da pandemia pelo novo coronavírus. Como uma empresa que cuida da saúde e do futuro financeiro das pessoas e das instituições, a ética e a integridade fazem parte dos seus valores corporativos e direcionam a estratégia de negócios da Seguradora.
Confira a entrevista com o diretor de Administração, Finanças, Técnico e Legal da Seguros Unimed, Adelson Severino Chagas (foto):
Segurador Brasil – Qual a relevância de construir uma cultura de integridade nas organizações?
Adelson Severino Chagas – Estabelecer relações íntegras e éticas é fundamental para a saúde dos negócios e dos relacionamentos. Fideliza clientes, engaja a equipe interna em torno dos mesmos valores e princípios, assegurando a sustentabilidade da Companhia.
Essas diretrizes precisam, necessariamente, permear toda a organização, desde a alta liderança e chegar a cada colaborador da equipe. Todos precisam estar juntos no combate à corrupção, assegurando a transparência das informações e garantindo um ambiente de trabalho ético, respeitando a diversidade, por exemplo.
SB – Como essas questões são trabalhadas pela Seguros Unimed?
Adelson Severino Chagas – A Seguros Unimed mantém um programa permanente de integridade, visando garantir um ambiente saudável e ético para os colaboradores, parceiros e clientes. Em 2019, o programa foi reformulado e alinhado aos objetivos estratégicos da organização. Dentre as ações realizadas, destacam-se a revisão do Código de Conduta Ética e a atualização de mecanismos internos e de práticas da seguradora, como o Canal de Orientações e Denúncias.
Como os princípios éticos fazem parte da nossa cultura, todos os colaboradores e membros do Conselho de Administração e da diretoria executiva foram convidados a participar desse processo de melhoria contínua.
Recentemente, também aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, do Instituto Ethos, garantindo que a Companhia seja um espaço seguro e confiável para negócios.
Nesse período de enfrentamento da pandemia de Covid-19, a integridade da gestão é um dos pilares do nosso plano de crise. E temos a convicção de que manter uma atuação coesa, ética e transparente nos garantirá um futuro mais seguro e saudável no período pós-pandemia. Não haveria outra forma de nos posicionarmos e enfrentarmos este momento.