Em 2022, o Grupo Bradesco Seguros investirá mais de R$ 1 bilhão em tecnologia – comprovando o movimento em busca pela inovação e pela disrupção na indústria seguradora.
Prova disso é a participação da companhia na Maratona da Inovação em Seguros 2022, evento que chega à segunda edição reunindo especialistas de companhias seguradoras, corretoras de seguros, insurtechs, prestadoras de serviços e demais stakeholders da indústria de seguros em nível mundial.
“A transformação decorrente das mudanças tecnológicas tem forte impacto em todas as organizações e de uma maneira bastante intensa na nossa indústria de seguros”, diz Leonardo Pereira de Freitas (foto). “Esse avanço contínuo naturalmente impacta várias esferas do ramo segurador. Existe, por isso, o desenvolvimento de uma cultura que permita que todos os players da indústria de seguros adquiram uma mentalidade de inovação contínua para criar produtos, serviços e soluções de proteção para fazerem frente às mudanças de comportamento da sociedade e sobre os riscos, que surgem a todo momento. Eu entendo que a Maratona da Inovação em Seguros pode contribuir para importantes reflexões, abordagens e iniciativas que venham contribuir para a evolução da nossa indústria”, acrescenta o executivo.
Leonardo enfatiza ainda a importância de se conciliar o atendimento e a atuação em multicanais, no conceito ‘digital’. “O mercado segurador tem demonstrado grande resiliência na travessia desse período mais desafiador e reúne plenas condições de superar essa etapa com níveis de crescimento bastante satisfatórios, embora ainda inferiores ao imenso potencial que nós todos temos para explorar. A gente aprendeu muito com os encontros remotos, que por vezes, dada a dimensão do nosso país, são importantes para viabilizar pactos que seriam inviáveis presencialmente e eu acho que essa é uma das grandes tendências”, analisa.
“Eu acredito que para os próximos meses a evolução do mercado brasileiro continuará sendo uma constante. Nós poderemos observar ainda uma maior utilização de novas tecnologias que certamente ajudarão, não apenas a ofertar o melhor produto ao segurado como também precificá-lo, por exemplo. Eu acho que nesse sentido nós temos trabalhado para tornar tanto a jornada do cliente ainda mais ágil, com tecnologias de ponta, contando com corretor de seguros como um grande consultor pronto para sanar as principais dúvidas que possam ser levantadas pelo cliente. E eu acho que um grande ponto aqui é que estamos num período de retomada dos encontros presenciais de forma mais intensa, e essas trocas são muito importantes para a evolução do setor”, pondera o Diretor do Grupo Bradesco Seguros.
Corretagem em tempos de transformação digital
O Diretor da Organização de Vendas do Grupo Bradesco Seguros lembra que os corretores de seguros podem contar com a parceria da empresa para atravessarem essa fase de mudanças no modo de atuação desses profissionais. “O corretor representa muito para a nossa empresa. Certamente eles podem contar com o apoio da Bradesco Seguros tanto para atualização com os programas da Universeg (plataforma de capacitação da seguradora), mas também de custos comportamentais que poderão auxiliar o corretor numa abordagem e narrativa mais adequadas. Então, sem dúvida, a capacitação é a melhor maneira para encontrar o rumo certo para o sucesso nos negócios. Importante frisar que os corretores também podem contar com o nosso time comercial para discutir estratégias de negócios adotadas visando melhor rentabilidade para a sua carteira, maior conhecimento de algumas linhas de produtos e também conhecer um pouco dos nossos programas de incentivo. Nós estamos de portas abertas para acolher tanto o corretor maduro – com muitos anos de atuação na profissão – quanto corretores iniciantes que necessitam de um apoio e também de todo um direcionamento e tutoria”, menciona.