Seguro é peça-chave para a inclusão financeira

A inclusão financeira costuma ser associada ao acesso a contas bancárias, crédito, cartões e meios de pagamento digitais. No entanto, o seguro também desempenha um papel fundamental nesse processo, ao oferecer proteção financeira para famílias, empresas e patrimônios diante de imprevistos. Esse é o tema do novo episódio do Comentário Econômico, da GRTV, apresentado por Paulo Alexandre com a participação do consultor econômico Francisco Galiza.

Durante o programa, Galiza analisa um estudo da Geneva Association, organização internacional que reúne lideranças das maiores seguradoras e resseguradoras do mundo, destacando o seguro como um dos pilares da inclusão financeira nas economias emergentes. O levantamento compara diferentes instrumentos financeiros, como poupança, crédito, pagamentos digitais e seguros, evidenciando a importância da gestão de riscos para o desenvolvimento econômico e social.

A conversa também apresenta dados comparativos entre países como Brasil, China, Índia, México, Marrocos, África do Sul e Turquia. Segundo o estudo, embora o Brasil apresente elevado nível de inclusão financeira por meio dos pagamentos digitais, a penetração do seguro ainda está abaixo de mercados que conseguiram ampliar significativamente o acesso à proteção financeira, revelando um amplo potencial de crescimento para o setor.

O episódio ainda responde às perguntas de espectadores sobre educação financeira e os caminhos para popularizar o seguro no país. Entre os temas debatidos estão o papel do microsseguro, a utilização da tecnologia para ampliar o acesso à proteção e a importância do seguro como ferramenta de planejamento financeiro de longo prazo.

Confira a íntegra:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.