A Bradesco Seguros reforça seus compromissos de contribuir com a sustentabilidade, por meio das práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) – seja por meio de normas relacionadas ao tema, avaliando a criação de novos produtos e serviços sustentáveis e monitorando os impactos de suas operações.
Para Valdirene Soares, diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade da Bradesco Seguros, avaliar os impactos no meio ambiente é essencial para o mercado segurador. “Nesse contexto, buscamos garantir que nossas operações e negócios estejam preparados para os desafios climáticos, fortalecendo a governança referente ao assunto e implementando estratégias e processos de gestão de riscos e oportunidades relacionados ao tema”, detalha.
Como forma de fortalecer esses objetivos, a seguradora possui uma Comissão de Sustentabilidade, que define uma série de ações e iniciativas voltadas ao tema. Destacamos algumas iniciativas abaixo:
Revisão de produtos e serviços: A seguradora tem estruturado processos de revisão do seu portfólio de produtos e serviços considerando uma série de fatores socioambientais na avaliação e manutenção dessas soluções. Dessa forma, é possível identificar e mitigar possíveis impactos indiretos do nosso portfólio, bem como o aproveitamento de oportunidades e a geração de valor compartilhado.
“Para atender essa demanda, algumas providências importantes têm sido tomadas, incluindo o aculturamento em sustentabilidade junto às áreas e empresas; a inserção de cláusulas com critérios ASG e de Mudanças Climáticas nos contratos de clientes das empresas; além da inclusão na Norma de Investimento a Análise de Risco e Oportunidades referentes aos critérios ASG e Mudanças Climáticas”, destaca a executiva.
Operação Calamidade: Ação que visa auxiliar os clientes da Bradesco Seguros a adaptação às mudanças climáticas, reduzindo de forma mais rápida possível o atendimento aos sinistros e pagamento das indenizações em atendimentos a situações climatológicas severas. O benefício pode ser incluído em tragédias naturais aos segurados dos produtos de automóveis (coberturas para alagamento) e residenciais, empresariais, condomínio e de equipamentos (cobertura para vendavais e queda de granizo). Desde de seu início, já foi acionada 33 vezes, teve mais de R$ 17 milhões pagos em indenizações e 2020 foi o ano de recordes da Operação Calamidade.
Anjo da Guarda: Iniciativa que auxilia em consertos de pequena complexidade, evitando o reboque e reduzindo o consumo de combustível e emissão de gases poluentes. Garante ainda maior agilidade no atendimento, uma vez que o tempo médio de chegada de um guincho é de 40 minutos, enquanto o tempo médio de chegada do Anjo da Guarda é de 15 minutos.