A caminho de completar 30 anos, a Brasilprev, empresa especialista e líder de mercado em previdência privada, traz uma história marcada pela evolução constante do seu negócio, com o propósito de transformar o jeito como o brasileiro prepara o seu futuro, promovendo o desenvolvimento sustentável. No mês de agosto, a empresa celebra 29 anos cada vez mais digital e próxima dos seus mais de 2,5 milhões de clientes.
“A Brasilprev vive em constante transformação, não apenas tecnológica, mas em todos os aspectos. Esse é um papel que assumimos com grande empenho e responsabilidade. Buscamos incansavelmente a inovação de produtos, a excelência na nossa relação com os clientes e investimos fortemente na educação financeira, seja de forma personalizada ou de amplo alcance. Essa tem sido nossa jornada há 29 anos, e estamos prontos para ir além”, destaca Ângela Assis (foto), presidente da companhia.
Desenvolvimento de novos produtos
O desenho de novos produtos e a modernização do portfólio, com diferentes opções para diversificação e níveis de risco, tem sido um dos pilares da Brasilprev. Desde 2020 foram lançados 33 fundos, e cada uma destas estratégias foi alocada em todos os segmentos: Atacado, Canal Corretor, Estilo, Pequenas Empresas, Private e Varejo.
Esse planejamento já apresentou importantes resultados neste ano. A Brasilprev atingiu um patrimônio superior a R$ 16,9 bilhões em fundos de gestores terceiros em sua plataforma aberta. A ampliação da diversificação na oferta de produtos da companhia, teve início no primeiro trimestre de 2020, e conta atualmente com a parceria de 21 casas gestoras independentes, com 25 fundos multimercados e opções mais atualizadas para renda fixa disponíveis para os públicos Private, Varejo e Estilo BB.
Crescimento dos canais digitais e uso de dados
O canal da Brasilprev no WhatsApp atingiu neste ano mais de 1.2 milhão de acessos totais, e mais de 520 mil usuários únicos e se tornou o principal canal de atendimento da empresa, utilizando a inteligência artificial. Atualmente, o serviço disponibiliza 25 tipos de atendimento, entre eles a consulta a extratos, informe de rendimentos, contribuição extra, diversificação de fundos e até assessoramento. Durante esse tempo, já foram mais de 32 milhões de mensagens trocadas com um índice de satisfação superior a 78% e um NPS (Net Promoter Score) de 69 pontos.
A empresa vem utilizando estratégias com o uso de dados para desenvolvimento de produtos personalizados e jornadas de comunicação customizadas aos clientes. A cultura data-driven permite que a companhia organize seus processos e métricas com base em análises precisas, resultando em decisões mais assertivas. Além disso, essa estrutura consolidada permite que a empresa esteja preparada para a chegada do Open Insurance, entregando com qualidade e agilidade os insights necessários para geração de valor aos nossos clientes.
Novos canais de distribuição
Em maio, foi fechada a primeira parceria de comercialização de produtos Brasilprev com um banco digital, o Banco Modal. A estratégia faz parte do processo de expansão de canais de distribuição, permitindo que a companhia possa levar sua proposta de valor para cada vez mais pessoas. Outra ação nesse sentido foi o investimento na capacitação e atração de novos corretores de seguros, que passaram a contar com um portfólio mais atualizado de produtos para oferecer. O resultado foi o aumento do número desses profissionais dobrando a base de parceiros cadastrados.
Metas de sustentabilidade
O compromisso com a sustentabilidade faz parte dos objetivos da Brasilprev em prol da sociedade. A partir de um documento, a empresa estabeleceu metas de desenvolvimento sustentável que deverão ser atingidas até 2026. São ações que envolvem temas de Gestão de Investimentos ASG; Relacionamento e Satisfação dos Clientes; Diversidade, Equidade e Inclusão; Integridade, Ética e Transparência; e Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.
“Temos metas claras para cumprirmos ao longo de quatro anos. Iremos revisar a nossa Política de Investimentos, principalmente com foco nos aspectos climáticos e em ESG, ainda impactaremos 188 mil pessoas por meio de programas de educação financeira, além de compensar 100% das emissões de gases de efeito estufa”, explica Ângela. “Em diversidade, equidade e inclusão, deveremos ter ao menos 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e no mínimo 33% do quadro de colaboradores preenchido por pessoas pretas e pardas”, completa.
Consultoria dedicada ao segmento empresarial
A Brasilprev também disponibilizou um novo portfólio de produtos para o segmento de atacado, e, recentemente, reestruturou duas novas gerências para esta frente. A área de Corporate Hunter tem maior foco na prospecção de novos negócios e relacionamento com o Banco do Brasil. Já a Corporate Farmer é mais dedicada aos processos de implantação de novos planos empresariais instituídos – em que a empresa e o colaborador fazem as contribuições, além de ser responsável pelo relacionamento e modernização dos planos existentes, bem como implantação de novos colaboradores na base de clientes corporativos.
A tecnologia também é uma grande aliada e está presente nas iniciativas de prospecção e vendas do segmento empresarial. Recentemente, a Brasilprev promoveu melhorias no Teo, o bot desenvolvido pela empresa para auxiliar os clientes do segmento corporativo. Utilizando uma linguagem simples e descomplicada, o consultor virtual proporciona a melhor experiência para os clientes por meio de uma adesão 100% digital. E o feedback tem sido positivo: o índice de satisfação com o serviço é de mais de 94%, com um NPS de 64,92%.
Cuidado com as pessoas
A Brasilprev tem como um dos seus valores corporativos o “Cuidado com as pessoas”. Esse valor foi definido a partir do Projeto de Cultura estabelecido na empresa em 2019 e da criação de um manifesto cultural no ano seguinte, que contou com a participação ativa de todos os colaboradores.
“O bom clima organizacional na Brasilprev também está refletido pela conquista dos selos Great Place to Work (GPTW) e Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA UOL), que nos enchem de orgulho em pertencer”, conclui Ângela.
Lucro líquido de R$ 632,3 milhões no primeiro semestre; R$ 330 bilhões em ativos sob gestão
A Brasilprev apresentou, no primeiro semestre, um lucro líquido de R$ 632,3 milhões, crescimento de 106% em comparação ao mesmo período do ano passado. A carteira total de investimentos também apresentou um aumento de 4,3%, totalizando R$330,3 bilhões, reforçando a liderança em ativos sob gestão da empresa.
O balanço semestral da companhia revela ainda que a arrecadação dos planos de previdência atingiu a marca de R$24,8 bilhões, representando um crescimento de 12,8% frente ao mesmo período de 2021. O resultado mantém a empresa em primeiro lugar entre as seguradoras no ranking de arrecadação total, com 27% de market share no indicador.
“Os resultados do período refletem nossas estratégias de gestão ajustadas ao momento econômico e customização de novos produtos de acordo com as necessidades dos clientes”, explica Ângela Assis, presidente da Brasilprev. “Estamos em constante transformação. Seguimos trabalhando em novos processos de inovação e promovendo uma cultura orientada por dados”.
Ainda segundo Ângela, o investimento em consultoria especializada e o fortalecimento do relacionamento com os clientes também foi foco dos esforços da companhia no período. “No primeiro semestre foram mais de 81 mil consultorias realizadas pelos diferentes canais de atendimento e 15 milhões de e-mails com informações sobre rentabilidade dos fundos, dicas sobre investimentos e educação financeira”, comenta. “Essa proximidade com os nossos clientes também pode ser vista por meio do WhatsApp, que já conta com mais de 500 mil usuários únicos ativos e oferece 25 serviços digitais”.
No plano tático de diversificação, a companhia intensificou sua estrutura de plataforma aberta atingindo um patrimônio superior a R$ 17 bilhões em fundos com casas parceiras. Atualmente, a estratégia conta com a parceria de 21 gestoras independentes em 25 fundos multimercado.
Segundo o diretor de Controle e Planejamento, Daniel Beneton, outro fator importante para a companhia no período, e que deve ganhar ainda mais destaque nos próximos meses, foi a consolidação da área de Novos Canais, que, entre suas principais ações, atraiu e capacitou corretores externos, dobrando a base de parceiros cadastrados comercializando produtos do portfólio da Brasilprev.
“Temos pela frente um cenário bastante desafiador, mas que nos traz muitas oportunidades de negócios e de continuar crescendo”, afirma Beneton. “Por isso, embora o nosso principal canal de relacionamento seja o Banco do Brasil, que conta com uma extraordinária base de clientes, o objetivo de investir nesta estratégia é acessar perfis diferentes, diversificar os nossos canais de distribuição e democratizar o acesso à previdência, fazendo com que ela chegue a mais pessoas. Temos um mar aberto para o setor e estamos prontos para ele”.