Revista Segurador Brasil

CENSO 2022 – aumento de domicílios sem crescimento esperado de população

A 169ª edição do programa Panorama do Seguro fala sobre o Censo 2022 e conta com a participação do professor José Eustáquio Diniz Alves, mestre em economia e doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR). Apresentada por Paulo Alexandre, a atração conta com a participação do Consultor Econômico do Sindseg SP, Francisco Galiza.

No primeiro momento, o professor falou as principais conclusões do Censo 2022. “O primeiro ponto que eu destacaria é o tamanho da população, o Censo encontrou 203 milhões de pessoas em 1º de agosto de 2022 e esse número ficou muito aquém do que estávamos esperando. O outro dado relevante, é que uma certa surpresa, é de diversas capitais no país diminuíram de tamanho. O Rio de Janeiro, por exemplo, diminuiu a população entre 2010 e 2022. Em Salvador a queda foi monstruosa. Isso causou uma certa surpresa”, explicou.

Ainda sobre os pontos importantes, José Eustáquio destacou a questão dos domicílios. “Veja só, uma coisa surpreendente que aconteceu foi o crescimento de domicílios. A população em 2010 era de 191 milhões e passou para 203 milhões, em números arredondados, então houve um aumento de 12 milhões de pessoas e o aumento de domicílios nesse período foi de quase 24 milhões, ou seja, dois domicílios para cada habitante novo do país”, concluiu.

Sair da versão mobile