Pioneira em tecnologia, companhia líder mundial em leilões online firmou parceria com a Axur para derrubar sites fakes criados por estelionatários com réplicas da marca. Em sete meses, cerca de 60 incidentes foram detectados e derrubados, entre websites e perfis falsos em mídias sociais
O volume de acessos a sessões virtuais de leilões de veículos cresceu consideravelmente no último ano, principalmente pela consolidação desse canal de vendas de carros seminovos e usados, pela segurança das plataformas eletrônicas e pelas regras de distanciamento social impostas pelos órgãos sanitários durante a pandemia. O número de participantes aumentou 70% nas sessões organizadas diariamente pela Copart do Brasil – referência na organização de leilões extrajudiciais de veículos -, na comparação com o período pré-pandêmico.
Nos últimos tempos, entretanto, não foram apenas as pessoas de bem e interessadas em adquirir legalmente veículos com procedência em condições especiais que enxergaram oportunidades nos leilões. Estelionatários passaram a imitar sites das principais organizadoras e leiloeiras para aplicar o golpe do falso leilão online.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a quantidade de golpes digitas triplicou em 2021, em relação ao registrado ao ano anterior, apenas no Rio de Janeiro. Segundo o órgão, enquanto de janeiro a abril de 2020 foram contabilizadas 1.481 ações do tipo, esse montante chegou a 3.616 no mesmo período deste ano.
Para coibir a atuação desses criminosos que lesam inúmeras pessoas, a Copart intensificou seus investimentos em cibersegurança e firmou parceria com a Axur, empresa de cibersegurança especializada na detecção e remoção de fraudes digitais.
A parceria é mais uma das mobilizações em tecnologia adotadas pela companhia, desde sua chegada há cerca de dez anos no país. O sistema antifraude disponibilizado pela Axur atua no monitoramento, checagem e remoção de conteúdos infratores, páginas falsas e fraudes digitais. Dessa forma, a retirada do ar (takedowns) dos sites falsos que fazem o uso indevido da marca, por meio do machine learning, são rápidos e sem impactos à operação do negócio.
Nos últimos sete meses, o esforço conjunto já resultou na remoção de cerca de 60 domínios utilizando o nome e a marca da companhia com a finalidade de realizar golpes.
Ciro Ronchezel, diretor de comercial e marketing da Copart, destaca o pioneirismo da companhia em tecnologia como diferencial de atuação global da Copart, que atua em 11 países. “A quantidade de participantes diários nas nossas sessões de leilões de veículos passou de 7 mil para 12 mil usuários. Considerando que a segurança e a tecnologia são alguns dos pilares mais relevantes em nosso negócio, a parceria com a Axur assegura a otimização dos processos de detecção, checagem e derrubada de sites e conteúdos falsos que possam utilizar indevidamente o nome da Copart”, destaca.
“O trabalho intensivo de monitoramento e consequente combate a conteúdos de fraudes nos permite operar de forma segura e ágil. Dessa forma, atendemos com excelência aos nossos clientes, tanto os comitentes que contratam os serviços e escolhem negociar os veículos na plataforma, como os usuários que avaliam as informações dos veículos para disputa dos ativos e posteriormente realizam os lances”, completa Ronchezel.
“A parceria entre a Axur e a Copart tem sido sensacional. Estamos, desde março, tendo sucesso no monitoramento e na remoção de sites fraudulentos que utilizam a marca Copart. Com esse trabalho em conjunto, observamos que os casos de fraude têm diminuído, e os clientes da Copart, consequentemente, são beneficiados. Feliz em saber que estamos cumprindo a nossa missão de tornar a internet um lugar mais seguro”, diz Renato Riedi, Costumer Success da Axur.
Além de sites, para o monitoramento de e-mails e demais redes sociais, a Copart também conta com um time especializado e a postos para garantir uma experiência segura a todos os clientes.
Com mais de 35 anos de experiência, a Copart é líder em leilões online em todo o mundo e conta com mais de 200 pátios em 11 países. No Brasil, atualmente, são 14 filiais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Goiás e Amazonas.
Experiência segura
Para uma experiência virtual com segurança, o time de Tecnologia e Informação da Copart orienta observar o link do site da Copart. Os sites verdadeiros, assim como o da Copart, são brasileiros e terminam em “br”. As empresas organizadoras de leilão não fazem venda direta por meio de WhatsApp ou redes sociais. Sempre há leilão. Observe as fotos dos veículos. No site oficial da Copart, a marca da empresa aparece no canto inferior direito da imagem e sobre a placa do carro.
Os pregões podem ser acompanhados por participantes residentes em qualquer região do país, independentemente da localidade na qual os veículos estejam armazenados. As salas para que os interessados possam dar os lances ficam disponíveis 30 minutos antes do início de cada sessão.
Para participar do leilão organizado pela Copart Brasil, basta cadastrar-se no site da empresa, informar a documentação necessária, como CNH, CPF, RG e comprovante de residência. Podem participar do certame pessoas físicas (maiores de idade) ou jurídicas.
Boa noite gostaria saber si faz contrato pelo watts SAP