Pesquisa da Fenacor sobre o índice de confiança do mercado de seguros, referente ao mês de agosto.
Segundo o coordenador do estudo, Francisco Galiza, foi apurado que, em agosto, a confiança das seguradoras melhorou pelo segundo mês seguido. “Contudo, ainda de forma tímida”, ressaltou.
Análise
Em agosto, pelo segundo mês seguido, a confiança das seguradoras melhorou. De modo geral, a configuração atual sinaliza que estamos tendendo para a estabilidade dos 100 pontos – ou seja, nem otimismo, nem pessimismo. A interpretação econômica dos números é que, nesse ano, o pessimismo atingiu o patamar máximo com a greve dos caminhoneiros. A partir daí, a confiança vem crescendo aos poucos, de forma tímida e não uniforme.
Hoje, podemos dizer que os efeitos da paralisação se diluíram parcialmente, embora a incerteza política permaneça muita alta, sem falar de fatores internacionais, como a guerra comercial em andamento. Tudo isso pode afetar de forma substancial o comportamento dos indicadores nos próximos meses.
A seguir, os últimos números obtidos nos indicadores.
Indicador | Abr.18 | Mai.18 | Jun.18 | Jul.18 | Ago.18 |
ICES | 120,7 | 95,9 | 88,3 | 91,5 | 93,5 |
ICER | 114,4 | 92,1 | 86,4 | 101,6 | 99,9 |
ICGC | 115,1 | 81,9 | 87,2 | 95,4 | 111,6 |
ICSS | 116,7 | 89,8 | 87,3 | 96,1 | 101,4 |
Expectativas para daqui a 6 meses
A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a cada um dos setores analisados.
- a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 11 |
Melhor | 14 | 35 | 11 |
Igual | 53 | 57 | 56 |
Pior | 33 | 8 | 22 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
- b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 0 |
Melhor | 6 | 35 | 11 |
Igual | 75 | 52 | 67 |
Pior | 19 | 13 | 22 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
- c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 0 |
Melhor | 17 | 35 | 11 |
Igual | 61 | 52 | 78 |
Pior | 22 | 13 | 11 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
Abaixo, como ilustração, a evolução de dois indicadores – ICES e ICSS.
Sobre o ICSS
– O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
– Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
– Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
– No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
– A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa.
– O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
– Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
– Para uma discussão teórica do tema acima, ver… http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/artigoteoricoICES.pdf
– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais:
* permitir a comparação com outros indicadores similares da economia (macroeconômicos e de setores específicos);
* torna-se uma fonte teórica e acadêmica;
* o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões.
Estudo realizado por: Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).