A Novo Seguros vai começar a comercializar a cobertura para automóveis a partir de janeiro de 2024, após ter recebido autorização pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar em todo o território nacional.
A Novo Seguros chega no mercado com uma nova proposta. Enquanto outras seguradoras tradicionais dependem principalmente de fatores demográficos (endereço, estado civil, idade), a empresa promete adotar uma abordagem baseada em inteligência artificial.
Através da telemetria, a seguradora coleta informações precisas sobre o comportamento do condutor, como velocidade, frenagem e padrões de direção. Esses dados são então usados para personalizar as apólices de seguro, oferecendo preços mais justos e atraentes aos motoristas que demonstram práticas seguras ao volante.
“O valor será definido pelo estilo de condução do motorista. O aplicativo colhe informações no celular a respeito do modo de dirigir da pessoa e identifica se ela acelera ou freia de forma brusca, se curva de forma agressiva ou até se pega celular ao parar no sinal. Assim, vai dando a precificação. A ideia é que isso se torne desconto para quem tem boa direção”, ressalta o CEO da Novo Seguros, Arthur Pessanha.
Em geral, a previsão é que o valor do seguro seja 30% mais barato do que é disponibilizado no mercado atualmente. Outro diferencial é a cobrança por mês, o que se configura numa assinatura. Dessa forma, o valor mensal pode contar com desconto conforme o modo de dirigir do motorista ao longo dos meses. “Essa vantagem competitiva não apenas beneficia os
segurados com preços mais baixos, mas também contribui para a redução de acidentes e um trânsito mais seguro”, complementa Pessanha.
A Novo Seguros é uma insurtech voltada para seguro auto que chega para promover mudanças no setor e suprir as necessidades em um nicho de mercado onde as seguradoras tradicionais não atendem. A proposta é trazer um serviço mais acessível, prático e flexível com um novo conceito tecnológico e inovador.
“Apesar de ser uma seguradora digital, a Novo Seguros mantém firmes os valores da tradição do mercado, reconhecendo a vital importância dos corretores de seguros para o setor de seguros, considerando-os como os “principais e mais importantes parceiros” para a comercialização”, ressalta Pessanha.
Foto Crédito – Cacá Lima
Arthur Pessanha (esquerda), fundador e CEO da Novo Seguros, e Rafael Mendonça, sócio diretor