O Comentário Econômico de dezembro, programa da GRTV, recebeu o presidente da CNseg, Marcio Coriolano. Durante o bate-papo, que é conduzido pelo jornalista Paulo Alexandre e conta com participação do consultor econômico, Francisco Galiza, o convidado trouxe um resumo dos painéis da Conseguro 2021.
Realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a Conseguro é o maior evento do mercado segurador. Sua décima edição contou com cerca de mais de 6 mil inscritos, 100 palestrantes e 26 painéis em sua programação. Foram cinco dias de evento baseado no tripé, transformação digital, futuro do trabalho e wellness (“bem-estar”). O tema da conferência 2021 foi “Inovando com o mercado e com você”. Dada a relevância do evento, a produção da GRTV produziu uma série de 8 programas sobre os assuntos discutidos nas palestras.
Neste ano, seis grandes temas foram trabalhados na conferência: economia; perfil do novo consumidor do mercado; regulação; ASG – como os aspectos ambientais e sociais afetam o setor de seguros; infraestrura; principais desafios da federação. “Foi um tema extremamente amplo, com abordagem profunda e sofisticada. E no final, a Conseguro teve um painel específico sobre as conclusões do evento.”, afirmou Galiza.
Para Marcio Coriolano, o alto número de expectadores que assistiram ao evento de forma remota foi surpreendente. Foram registradas 6 mil inscrições, 14 mil acessos às atividades e 40 horas de programação. “A Conseguro 2021 provou, e nós estamos muito orgulhosos disso, que mais do que uma confederação associativa, a CNseg é hoje um dos mais importantes centros que reúne especialistas para fazer reflexões e propostas bem consistentes e práticas sobre o universo do seguro no Brasil”, explicou.
Sobre o momento desafiador pelo qual o país está passando, devido a pandemia, o diretor salientou que o mercado provou ser absolutamente estratégico para a sociedade brasileira. Também se mostrou ser muito sensível a atributos muito concretos, como o nível de produção, de emprego e de renda, para que a população possar ter acesso aos produtos e serviços de seguro. “Por isso, o setor precisa fazer propostas também para os poderes executivo, legislativo e judiciário, que garantam a estabilidade econômica e social do país, que seja uma âncora para que a sociedade possa crescer e a população e as empresas tenham acesso a esses produtos”, sinalizou
De acordo com o executivo, outro tema importante discutido no evento é sobre o “Novo consumidor”. Entender seu perfil é crucial para o desenvolvimento da indústria de seguros. “Estamos vivendo a era da hiper relevância, na qual os clientes possuem uma alta expectativa em relação aos produtos e serviços. Ele é muito crítico e exigente”, pontuou.
Aos interessados a atuar na área de seguros, Coriolano os orientou a respeito da importância do fator humano, apesar da dominância dos canais digitais. “O contato humano continua sendo fundamental para se atingir a excelência que as pessoas e as empresas buscam”, enfatizou. Por fim, o entrevistado ainda fez comentários a relevância dos princípios ASG.
Para assistir as palestras da CNseg, acesse o site: https://www.cnseg.org.br/
Confira a entrevista na íntegra: