A Assurant, líder global em produtos e serviços de proteção ligados a vida conectada, apresenta para o Brasil e demais países da América Latina o Assurant EV One, uma garantia estendida para veículos elétricos. Com isso, a seguradora se torna pioneira e referência do produto no Brasil.
Esta modalidade já era oferecida em outros mercados da Assurant, como na América do Norte e no Reino Unido, e foi importada pela crescente procura por carros elétricos no Brasil. Hoje o país já é o segundo maior consumidor de carros elétricos na América Latina, atrás apenas do México, vendendo quase 20 mil unidades apenas no ano de 2020, de acordo com ABVE (Associação Brasileira de Carros Elétricos), sendo o modelo híbrido (HEV) líder na categoria.
Somente nos quatro primeiros meses de 2021 houve um aumento de 67% no Brasil, já no mundo alcançou 140% da venda de veículos elétricos, em relação ao mesmo período em 2020, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA). A previsão para o ano no Brasil é de um aumento de 42% na frota existente, totalizando 28 mil emplacamentos anos, conforme dados da ABVE.
De acordo com estudo do Boston Consulting, o Brasil deve chegar a 2 milhões de unidades de veículos elétricos até 2030.
A garantia assegura o uso de peças originais, além de mão de obra qualificada para o conserto. Sua contratação protege em caso de defeitos no veículo e valoriza o bem no momento da revenda.
“O pioneirismo em implementar o Assurant EV One no Brasil reforça o nosso compromisso em estarmos sempre antenados às novas tecnologias, ao mercado e em especial às necessidades dos nossos consumidores, sempre protegendo o que mais importa e contribuindo com a vida das pessoas”, afirma Fabiano Telatin, diretor Automotivo da Assurant.
O executivo reforça ainda que a transformação da indústria automotiva, onde novas tecnologias e equipamentos impulsionam a experiência de uso de um veículo, traz também novos custos na manutenção destes veículos. Prevenir-se contra o alto custos destes novos equipamentos se torna ainda mais fundamental.
“Essa nova geração de veículos também demandará aprimoramento nas áreas de pós-vendas das concessionárias, não só ampliando a capacidade de atendimento, pois acreditamos que os consumidores deste tipo de veículo tenderão a fazer as manutenções com mais assiduidade que os proprietários de veículos movidos à combustão”, complementa Telatin.
Os produtos de garantia estendida ou mecânica contribuem de forma significativa para a rentabilidade do pós-venda e, de acordo com os dados da NADA, no mercado americano, a cada um ponto percentual de acréscimo no número de revisões realizadas ao ano em concessionárias a receita de serviços cresce USD 150 milhões.
Na América Latina a realidade do serviço já está bastante avançada, atendendo uma demanda crescente dos consumidores da região. “A rápida resposta da Assurant ao surgimento do mercado de carros elétricos na América Latina, nos posiciona como referência na categoria e reforça a presença da marca nestes países”, segundo Isidro Corominas, Vice President, Global Business Development da Assurant.