Setor de comércio lidera número de ocorrências de incêndios

0
12

O número de notícias sobre ocorrências de incêndios estruturais, registrados em estabelecimentos do setor de comércio e de serviços, depósitos, indústrias e locais que recebem público, registrou um crescimento de 18% entre 2022 e 2024, e segue expressivo em 2025, segundo dados do Instituto Sprinkler Brasil (ISB). O setor de comércio, que inclui lojas, shopping centers e supermercados, é o que vem registrando, no período, o maior número de sinistros. É nesse cenário que a Associação Brasileira de Sprinklers – ABSpk realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, no Transamérica Expo Center SP, a Expo Incêndio 2025, a primeira feira exclusiva do setor de segurança contra incêndios no Brasil, com o objetivo de apontar soluções para os desafios na contenção e prevenção desses sinistros.

“A prevenção contra incêndios deve ser uma prioridade, mas ainda é preciso ampliar a consciência das empresas e instituições privadas e públicas sobre a necessidade de estarem adequadamente equipadas e preparadas para evitar os sinistros”, destaca Paulo Floriano, Presidente da ABSpk, ao citar que, entre os desafios dos agentes que atuam na segurança das empresas, está o mapeamento dos riscos, o cumprimento das legislações e dos requerimentos das seguradoras.

Floriano ressalta que o aumento do número de incêndios estruturais é preocupante, seja quando a ocorrência é em locais frequentados pelo público em geral – como estabelecimentos comerciais e prédios públicos -, ou quando ocorrem em indústrias e outras empresas, com riscos também para os trabalhadores.

Os dados do Instituto Sprinkler Brasil (ISB) mostram que, além do setor de comércio, os sinistros ocorrem em maior número em depósitos e locais públicos de reunião, com índices que respondem por 10% a 15% em média dos registros. Já no primeiro semestre de 2025, o setor de indústrias foi o que registrou aumento mais expressivo, de 34% em relação ao mesmo período de 2024.

“Em um cenário em que incidentes como curtos-circuitos, negligência humana, falta de manutenção preventiva e sobrecargas elétricas ainda figuram entre as principais causas de incêndios em ambientes corporativos, torna-se essencial que empresas de todos os portes e segmentos invistam em soluções eficazes para mitigar riscos, proteger vidas e preservar seus ativos”, explica o Presidente da ABSpk.

Em 2024, o número de notícias sobre incêndios bateu o recorde histórico da série do ISB, com 2.453 ocorrências e um aumento de 10,4% em comparação a 2023, sendo que esses dados são apenas uma amostra, estimando-se que representem 3% do total efetivamente registrado.

É nesse contexto que a Expo Incêndio 2025 se posiciona como vitrine para tecnologias que unem alta performance, confiabilidade e inteligência operacional na prevenção e combate a incêndios. Em correalização com a Associação Brasileira de Proteção Passiva (ABPP), a feira vai reunir mais de 50 expositores nacionais e internacionais. Os visitantes poderão conhecer de perto os diversos tipos de equipamentos certificados, inovações em sensores e automação desenvolvidos para atender às exigências das normas técnicas e às demandas crescentes por eficiência e sustentabilidade.

Durante a Expo Incêndio 2025, profissionais de toda a cadeia do setor – arquitetos, projetistas, engenheiros, montadores, compradores e fabricantes, tomadores de decisões e estudantes – poderão explorar de perto as inovações mais recentes em proteção ativa e passiva, com produtos que seguem rigorosos critérios de qualidade e certificação, oferecendo segurança comprovada e alinhada às exigências do setor.

Simultaneamente, o Congresso Brasileiro de Sprinklers (CBSpk) e o Seminário Internacional de Proteção Passiva (SIPP) trarão uma programação robusta voltada à formação técnica, ao intercâmbio de conhecimento e à evolução das boas práticas contra incêndios. Ao abordar as duas frentes de forma complementar, os eventos oferecem uma visão integrada que reforça a segurança do setor e cria uma cadeia única de conhecimento técnico, acessível em um só lugar.

“A Expo Incêndio definitivamente será o encontro mais relevante do mercado de segurança contra incêndio. Quando pensamos em prevenção, o profissional da área deve estar conectado às novas tecnologias, tendências e como acessar mais conhecimento sobre elas”, ressalta o Presidente da ABPP, Rogério Lin.

Ele observa que a segurança efetiva contra incêndio não se faz com um equipamento de forma isolada, mas é resultado da combinação de inúmeros sistemas sincronizados e devidamente projetados e com manutenção adequada, para que se atinja o objetivo de proteger vidas e, também, preservar o patrimônio. “No evento, vamos tratar de muitos assuntos relevantes em salas simultâneas. Por isso, participar e acompanhar o seminário e o congresso é imperativo tanto para quem busca as soluções como para quem as oferece”, completa Lin.

As inscrições para participar da Expo Incêndio 2025 abertas e podem ser realizadas no site do evento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.