Num contexto desafiante para todos os setores da economia da América Latina devido à pandemia, a Suramericana (Seguros SURA) demonstrou o seu empenho com o bem-estar das pessoas e competitividade das empresas na região. Isto é evidenciado pela sua posição melhorada no último ranking de grupos de seguradoras da América Latina, realizado pela divisão de estudos econômicos da Fundação Mapfre, com dados até 2020. No ranking geral, subiu uma posição e ficou em sétima, e é também a terceira empresa latino-americana, depois da BrasilPrev e Bradesco.
De acordo com o estudo, a participação de mercado da Suramericana era de 2,9% no total da indústria, contra 2,8% em 2019, o que inclui a presença como Seguros SURA em oito países da região e como Asesuisa, em El Salvador. No final de 2020, a companhia consolidou um crescimento anual de 6,5% nos prêmios emitidos, que totalizavam USD 3.826 milhões, excluindo os prêmios para serviços de saúde no seu funcionamento na Colômbia.
Ao rever o estudo da Mapfre por segmentos, a Seguros SURA ficou em quarto lugar no segmento de seguros gerais (Não Vida), e em segundo na América Latina, mantendo ao mesmo tempo uma participação de mercado de 4,1%. Por outro lado, a empresa subiu uma posição no Segmento Vida, ocupando a 16ª posição com uma cota de mercado que aumentou para 1,3%.
“O fato de sermos a terceira maior seguradora latino-americana em termos de prêmios emitidos nos motiva e reafirma o nosso compromisso de continuar a desenvolver a nossa estratégia como gestores de tendências e de riscos, a fim de melhor acompanhar as pessoas e empresas que confiam na Seguros SURA. Isto é particularmente relevante no meio da pandemia e num momento chave para a recuperação social e econômica da região”, diz Juana Francisca Llano, Presidente da Seguros SURA.
Com este espírito, a Seguros SURA, como empresa de gestão de tendências e riscos, lançou várias soluções que permitiram acompanhar as necessidades emergentes em toda a região. Em primeiro lugar, o lançamento regional do seguro de proteção digital, tanto para indivíduos como para empresas, focado em oferecer cobertura e assistência em qualquer situação em que a cibersegurança seja violada. A solução para as empresas, criada no contexto do aumento da fraude digital, já está presente nos nove países em que a empresa opera.
A empresa também criou soluções adaptadas à nova dinâmica da mobilidade das pessoas, tais como seguros por KM (quilômetros) no Chile, Panamá, El Salvador, República Dominicana e Uruguai, bem como proteção para pequenas viagens ou momentos de micromobilidade, já presentes em quatro países, e seguros para veículos eléctricos. Vale ressaltar que em países como El Salvador, Colômbia, México, Colômbia e Chile, a oferta de seguro de mobilidade já pode ser acessada através do canal digital.
Em outras linhas de negócio, a empresa oferece agora a possibilidade de segurar novos momentos da vida através de seguros de empregabilidade na Argentina e na Colômbia. E, reafirmando o seu compromisso de reativação na região e com enfoque nas PMEs, acompanhou mais de 160 mil empresários nos 9 países através da plataforma Empresas SURA, que os ajudou a mitigar os impactos da pandemia e proporcionou ferramentas para a sua sustentabilidade.