A maior longevidade dos humanos impacta a economia e os negócios em diferentes aspectos. No caso do mercado segurador, os reflexos de vivermos mais vão desde a estrutura dos produtos oferecidos até os cálculos atuariais, passando pelos custos, pelas receitas, pelas indenizações e pelas oportunidades de inovação. É nessa conjuntura, que afeta a indústria internacionalmente, que a maior conferência hemisférica de seguros dará um espaço especial para o debate sobre longevidade e vida.
A 38ª. Conferência Hemisférica de Seguros reunirá representantes de entidades de seguros privados de 20 países da América Latina, mais Estados Unidos e Espanha no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de setembro de 2023.
Com o tema central “Seguros para um Mundo mais Sustentável”, o encontro abarcará discussões específicas distribuídas em oito eixos temáticos, sendo um deles “Longevidade Perspectiva de Vida: visão de futuro e repercussão no mercado”. Durante o evento, a programação contará com lideranças globais, especialistas e palestrantes de renome internacional, autoridades governamentais do Brasil e da América Latina.
No site oficial da Fides Rio 2023 (www.fidesrio2023.com) é possível conferir alguns exemplos de como a maior longevidade impacta diferentes segmentos econômicos importantes para o mercado segurador como a previdência, o mercado de trabalho, a atração de trabalhadores estrangeiros e as políticas de imigração. São realidades com as quais os países já estão tendo que lidar ou devem se preparar para enfrentá-las, incluindo aqueles que integram a Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) por meio de suas associações regionais de seguros.